sexta-feira, 30 de novembro de 2012

COISA

(Benjamin Jacob Grimm)

Ben Grimm cresceu na rua Yancy, uma região de Nova Iorque. Filho de um lar desestruturado, seu pai era um alcoólatra e seu irmão mais velho, Daniel, foi morto numa briga de gangues. Anos depois, o próprio Ben se tornou líder da gangue da rua Yancy e começou uma série de pequenos crimes.
Sua vida mudou com a morte dos pais e a chegada do médico Jake Grimm, o tio de Ben que assumiu sua custódia. A boa influência do tio fez o jovem abandonar as gangues e voltar a estudar. Na escola, se destacou no time de futebol.
Graças a uma bolsa de estudos, Ben entrou na Universidade Empire State, onde se tornou companheiro de quarto de Reed Richards. Apesar de não terem nada em comum, o atleta e o gênio científico se tornaram grandes amigos.
Depois de formado, Ben entrou para a Força Aérea e se tornou um requisitado piloto de testes. Anos depois, recebeu surpreso o convite do amigo de faculdade para pilotar uma nave experimental. Transformado pelos raios cósmicos durante o voo teste, Ben se transformou numa criatura de carne e pele rochosas, de grande força e resistência física, capaz de erguer mais de cinco toneladas.

Fantastic Four (1961) 25-A
Comic Book by Marvel, Apr 1964

O Coisa é um personagem inovador por ir contra todos os estereótipos de super-heróis de época. Monstruoso, desajeitado, mal-educado e ranzinza, ele representava um oposto completo a personagens como o Superman.
Talvez o detalhe mais interessante sobre o Coisa seja o fato de que ele foi concebido como uma espécie de alter ego de seu desenhista, Jack Kirby: ambos cresceram em bairros pobres de Nova Iorque, adoravam charutos, tinham o mesmo gênio difícil e eram judeus. Esse fato só foi explorado em Fantastic Four Vol 3 #56, de 2002, quando a religiosidade de Ben é abordada.

Fantastic Four (1998) 56-A
Comic Book by Marvel, Aug 2002

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário