terça-feira, 19 de abril de 2011

Mudança de donos

Detective Comics 1

Para quitar um débito com Harry Donenfeld - um publicador de pulps e um dos donos da distribuidora Independent News - Nicholson foi obrigado a aceitá-lo com sócio. Só assim poderia levar a Detective Comics 1 para as bancas. Assim, surgiu a empresa Detective Comics, registrada pelos proprietários Nicholson e Jacob "Jack" S. Liebowitz, o contador e "laranja" de Donenfeld que, por motivo escuso, não estava com a documentação em ordem para assumir a empresa. Na prática, a Detective era a junção da Independent e da National. Ou, em outras palavras, a National, a Independent e a Detective eram a mesma editora.
A revista Detective Comics finalmente chegou às bancas em março de 1937 e exibia o vilão Fu Manchu, criado pelo escritor Sax Rohmer, na capa. O título era administrado por Vin Sullivan, editor de confiança de Nicholson e autor da arte da capa.
A outra revista de Nicholson, Thrilling Comics, programada para ir às bancas na mesma data, acabou não saindo. Seu editor, Sheldon Mayer, largou o trabalho na véspera, furioso porque Nicholson não pagava seu salário em dia.
Existem duas versões para a saída de Nicholson da editora. Uma diz que problemas administrativos-financeiros e a Grande Depressão forçaram Nicholson a vender sua parte do negócio para Donenfeld e Liebowitz ainda em 1937. A outra, divulgada pelo pesquisador Gerard Jones em seu livro Homens do Amanhã, afirma que, no começo de 1938, Donenfeld o mandou para uma viagem a Cuba para conseguir inspiração para novas ideias. Quando voltou, Nicholson encontrou seu escritório fechado. Durante sua ausência, Donenfeld processou-o por inadimplência. O juiz Abe Mennen, um velho amigo de Donenfeld, arranjou uma venda rápida dos ativos da National para a Independent. Donenfeld deu ao seu ex-sócio uma porcentagem da revista More Fun Comics como consolação e lhe deu adeus.
A National de Nicholson não existia mais. Agora se chamava apenas Detective Comics e era propriedade de Donenfeld e Liebowitz. A editora preparava-se para lançar seu quarto título: Action Comics.

Action Comics 1

Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 23
Setembro/outubro de 2010
pág. 14

Nenhum comentário:

Postar um comentário