segunda-feira, 6 de janeiro de 2014

CAPITÃO MARVEL DA MARVEL

Marvel Super-Heroes (1967) 12-A
Comic Book by Marvel
Dec 1967
"The Coming of Captain Marvel"
1st app. of Mar-Vell, Una and Yon-Rogg.

Até 1967, o Capitão Marvel não era um personagem da Marvel Comics. O nome foi inventado nos anos 30 para um dos mais bem sucedidos heróis das HQs, quando o garoto Billy Batson, ao gritar a palavra "Shazam", transformava-se num plágio do Superman. Ao menos essa era a opinião da DC, que processou a editora do Capitão Marvel, a Fawcett. O resultado foi que a Fawcett encerrou a publicação do Capitão em 1953.

Em 1966, Carl Burgos, o criador do Tocha Humana original, usou o nome "Capitão Marvel" para um herói da editora M. F. Enterprises: um robô auxiliado por um jovem chamado... Billy Baxton. Talvez Burgos quisesse cutucar a Marvel, a quem processou, alegando que o Tocha do Quarteto Fantástico era uma cópia de uma criação sua e que, portanto, ele deveria ser pago. Como o processo deu em nada, talvez esse "Capitão Marvel" fosse uma vingança pessoal contra Lee.

Stan Lee também criou um personagem chamado "Capitão Marvel", para registrar o nome. Nessa versão, o herói era um alienígena militar chamado Mar-Vell, que deveria liderar a invasão de seu povo ao nosso planeta mas, na última hora, vira-se contra os seus e ajuda a Terra a combater a investida. Surgido em uma história desenhada por Gene Colan para a revista Marvel Super-Heroes 12, de 1967, o herói ganhou um uniforme vermelho e um título próprio logo depois. Para a DC, que comprou os direitos do Capitão Marvel da Fawcett e começou a republicá-lo em 1973, sobrou a opção de usar a palavra "Shazam!" como título da revista em que ele aparecia.

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #14 - Janeiro/Fevereiro de 2009 - Editora Europa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário