quinta-feira, 25 de junho de 2009

UNIFORME

O que levaria uma raça mitológica da Grécia Antiga a vestir sua campeã com as cores da bandeira americana? Em sua versão original, o uniforme da Mulher-Maravilha foi criado pela rainha Hipólita para ser "usado na América". George Pérez deu um pouco mais de consistência a esta história nos 80. Em Wonder Woman 12 (1988), a heroína encontrou o fantasma de Diana Rockwell Trevor, mãe do coronel Steve Trevor, e descobriu que a oficial caíra com seu avião na Ilha Paraíso durante a 2a. Guerra Mundial, quando ajudou as amazonas a derrotar o demônio Cottus. Diana Trevor morreu na batalha e foi honrada pelas amazonas como uma de suas guerreiras. Foram confeccionados dois trajes com base em suas insígnias da Força Aérea americana: um para o funeral e o outro para a futura campeã das amazonas. Décadas depois, a princesa amazona foi batizada com o nome de Diana como mais uma homenagem à guerreira desconhecida.

Desde a primeira aparição da Mulher-Maravilha, seu uniforme sofreu pouquíssimas alterações. Ela estreou nas HQs com um corpete vermelho com estampa da águia dourada, uma minissaia azul com estrelas brancas, botas vermelhas com detalhes em dourado, tiara dourada com uma estrela vermelha e um par de braceletes. Com o tempo, a saia foi substituída por um short e a águia virou um bustiê. No início da década de 80, de olho no potencial de licenciamento da personagem, a DC trocou a águia por duas letras "W" sobrepostas para formar uma logomarca - como já havia ocorrido antes com a estelização do "S" do Superman e a elipse amarela em torno do morcego de Batman.

Em algumas ocasiões, a Mulher-Maravilha adotou um uniforme diferente. A primeira delas foi numa de suas primeiras histórias, em 1943, quando se vestiu com uma estranha combinação de corpete verde, short vermelho, capa roxa e máscara preta para recuperar seu uniforme original, que fora roubado. Em meados dos anos 90, quando a guerreira Ártemis venceu um novo torneio das amazonas e assumiu o manto da Mulher-Maravilha, Diana atuou com a barriga de fora, jaqueta estrelada, bustiê, short e botas pretas.


Um dos primeiros uniformes da
Mulher-Maravilha