quinta-feira, 11 de junho de 2009

LEGIÃO URBANA



Biografia

Renato Manfredini Júnior (Russo, Rio de Janeiro, 27/03/60, vocais, violão, baixo) funda em 78 o Aborto Elétrico, ao lado de Antônio Felipe Villas de Lemos (, Rio de Janeiro, 18/06/62, bateria - Capital Inicial) e André Pretórius (guitarra). A Banda faz sua estréia no bar Só Cana, em Brasília, em 80.
Dois anos depois, Renato deixa o grupo e parte para apresentações solo. Ainda em 82, funda a Legião Urbana, com Marcelo Augusto Bonfá (Itapira/SP, 31/01/65, bateria), Eduardo Paraná (guitarra) e Paulo Paulista (teclados).
No ano seguinte, Eduardo Dutra Villa-Lobos (Dado, Bruxelas/Bélgica, 29/06/65) assume a guitarra e o grupo viaja para o Rio, passando a tocar no underground paulista e carioca.
Assinam com a EMI-Odeon em 84 e gravam o primeiro LP, já com o Renato Rocha (Billy ou Negrete, Rio de Janeiro, 27/05/61), no baixo, "Será" e "Ainda é Cedo" são os hits do disco.
Em 87, o grupo se estabelece como um dos mais populares do país: várias faixas de Dois são executadas maciçamente pelo rádio, e o grupo lota estádios pelo Brasil.
Nesse mesmo ano, superando uma crise que quase provoca o fim da banda, lançam Que País é Este, formado na sua maior parte por composições antigas. "Faroeste Caboclo" é uma das faixas mais executadas de 88. Em junho desse ano, um show no estádio Mané Garrincha, em Brasília, termina em tumulto, com um saldo de mais de duzentos feridos.
Billy deixa a Legião no início de 89, durante as gravações do quarto LP.
Como um trio, eles lançam As Quatro Estações e emplacam mais hits: "Há Tempos", "Pais e Filho" e "Meninos e Meninas".
A banda volta a excursionar em abril de 90, com três músicos convidados: Alfredo do Nascimento (violão, ex-Rosa Púrpura), Bruno Gonçalves de Araújo (baixo) e Maurício Magalhães de Carvalho (Mu, teclados, ex-A Cor do Som).

Frases

"Eu não falo porque quero salvar alguém,. Eu falo porque gosto. Quem sou eu para salvar alguém, eu é que tenho que me salvar!"

"Quando você faz sucesso com uma banda de rock'n'roll, tem que conviver justamente com as pessoas de quem você queria fugir ao fundar um banda de rock'n'roll."

"Rock'n'roll é uma bobagem, mas é minha vida, meu trabalho."
(Renato Russo).


  • LPs

  • Legião Urbana (84)
  • Legião Urbana Dois (86)
  • Que País é Este 1978/1987 (87)
  • As Quatro Estações (89)
  • Nenhum comentário:

    Postar um comentário