Os principais fatos na carreira de um dos heróis de maior sucesso nos quadrinhos
Ele faz parte da primeira leva de personagens do universo Marvel. O Homem de Ferro surgiu precisamente em março de 1963, criado por Stan Lee, Don Heck e Jack Kirby (o autor do visual da armadura), publicado pela primeira vez em Tales of Suspense #39. Até então, a revista trazia apenas histórias de ficção científica com viagens espaciais, invasões extraterrestres e monstros gigantes. Eram temas que despertavam bastante interesse na época. Com a chegada do Homem de Ferro, essas HQs se tornaram secundárias e o herói passou a ser o personagem principal da publicação.
Como todos os heróis da Marvel tinham um pé na realidade, Stan Lee inseriu o Homem de Ferro em meio à Guerra do Vietnã - nessa época, os Estados Unidos ainda não tinham mandado soldados pra lá. O autor queria um personagem milionário, que usasse sua fortuna para financiar suas aventuras heróicas. A inspiração foi Howard Hughes, um rico empresário que também era aviador, engenheiro, produtor de cinema e famoso por incontáveis romances com celebridades. Ele foi a base para a criação de Tony Stark, alter ego do Homem de Ferro.
Stark vivia rodeado de belas mulheres e carros modernos, em badaladas festas e eventos sociais. Tinha inteligência acima da média e criou a tecnologia dos microtransistores, capazes de multiplicar a força de qualquer dispositivo em centenas de vezes. Como os Estados Unidos estavam em guerra, ofereceu seu invento ao exército. Quando verificava a eficácia do equipamento, foi atingido pela explosão de uma bomba e vários estilhaços ficaram alojados em seu peito, próximo ao coração.
Capturado pelos vietcongues e com poucos dias de vida, Stark foi obrigado a construir armas para os inimigos. Mas, em vez disso, criou uma couraça metálica alimentada pelos transistores para manter os estilhaços da bomba longe de seu coração e uma armadura cinzenta que permitiu a ele escapar dos vilões. Surgia o Homem de Ferro.
O sucesso veio logo e o novo herói atraiu a simpatia até do público feminino. Talvez pela fama, visual de galã ou pelo problema cardíaco que requeria cuidados frequentes. Já os homens se identificavam com a fortuna, mulheres e, claro, a força do herói. Graças ao filme de 2008, com Robert Downey Jr. no papel título, o Homem de Ferro ganhou novo fôlego nas HQs e é um dos personagens mais interessantes da Marvel atualmente.
FONTE:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 22
JULHO/AGOSTO 2010
Pág. 20
Veja também:
HERÓI INVENCÍVEL
Nenhum comentário:
Postar um comentário