sábado, 7 de agosto de 2010

HOMEM DE FERRO

Os principais fatos na carreira de um dos heróis de maior sucesso nos quadrinhos



Ele faz parte da primeira leva de personagens do universo Marvel. O Homem de Ferro surgiu precisamente em março de 1963, criado por Stan Lee, Don Heck e Jack Kirby (o autor do visual da armadura), publicado pela primeira vez em Tales of Suspense #39. Até então, a revista trazia apenas histórias de ficção científica com viagens espaciais, invasões extraterrestres e monstros gigantes. Eram temas que despertavam bastante interesse na época. Com a chegada do Homem de Ferro, essas HQs se tornaram secundárias e o herói passou a ser o personagem principal da publicação.

Como todos os heróis da Marvel tinham um pé na realidade, Stan Lee inseriu o Homem de Ferro em meio à Guerra do Vietnã - nessa época, os Estados Unidos ainda não tinham mandado soldados pra lá. O autor queria um personagem milionário, que usasse sua fortuna para financiar suas aventuras heróicas. A inspiração foi Howard Hughes, um rico empresário que também era aviador, engenheiro, produtor de cinema e famoso por incontáveis romances com celebridades. Ele foi a base para a criação de Tony Stark, alter ego do Homem de Ferro.

Stark vivia rodeado de belas mulheres e carros modernos, em badaladas festas e eventos sociais. Tinha inteligência acima da média e criou a tecnologia dos microtransistores, capazes de multiplicar a força de qualquer dispositivo em centenas de vezes. Como os Estados Unidos estavam em guerra, ofereceu seu invento ao exército. Quando verificava a eficácia do equipamento, foi atingido pela explosão de uma bomba e vários estilhaços ficaram alojados em seu peito, próximo ao coração.

Capturado pelos vietcongues e com poucos dias de vida, Stark foi obrigado a construir armas para os inimigos. Mas, em vez disso, criou uma couraça metálica alimentada pelos transistores para manter os estilhaços da bomba longe de seu coração e uma armadura cinzenta que permitiu a ele escapar dos vilões. Surgia o Homem de Ferro.

O sucesso veio logo e o novo herói atraiu a simpatia até do público feminino. Talvez pela fama, visual de galã ou pelo problema cardíaco que requeria cuidados frequentes. Já os homens se identificavam com a fortuna, mulheres e, claro, a força do herói. Graças ao filme de 2008, com Robert Downey Jr. no papel título, o Homem de Ferro ganhou novo fôlego nas HQs e é um dos personagens mais interessantes da Marvel atualmente.

FONTE:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 22
JULHO/AGOSTO 2010

Pág. 20

Veja também:
HERÓI INVENCÍVEL

Nenhum comentário:

Postar um comentário