terça-feira, 28 de outubro de 2014

Escorpião e o amor

Nascidos entre 23 de outubro e 22 de novembro



Muito já se escreveu a respeito da famosa sensualidade e das tendências eróticas de Escorpião, e não vamos fazer aqui descrições redundantes. Além do que, elas nem são muito certas. Paixão, Escorpião possui em abundância. Nem sempre essa paixão se exprime de maneira evidente. A sexualidade para Escorpião é mais uma questão de emoção - um símbolo, uma maneira de alcançar um tipo diferente de experiência, não só um relaxamento físico. O verdadeiro signo da pura sensualidade é Touro, não Escorpião. Muitos escorpianos tem um sentimento profundamente místico da sexualidade, e para eles sexo e amor estão ligados ao intenso desejo de viver uma experiência que um relacionamento normal nunca poderia fornecer. Chame-a como quiser - uma experiência mística, de profundidade, uma rendição, ou seja lá o que for. Isso tem menos a ver com o corpo e mais com a alma.


Você pode chamar Escorpião de erótico, mais que de sensual. Há um mundo de diferenças. Pegue qualquer página da revista Playboy e você verá sexualidade crua levada ao extremo. Erotismo é diferente, implica cores, nuances, atmosfera e sensibilidade subjacente. Veja um filme como o japonês Império dos sentidos; ele não é sexual, é erótico. Quando você perceber essa diferença, entenderá a sexualidade de Escorpião. Às vezes aparecem traços mais sombrios, como crueldade, um toque de masoquismo, certas fantasias que envolvem coisas que nossas avós fingiam não existir. Experiência é algo que atrai Escorpião, contanto que seja erótica, não mecânica. Publicações do tipo "Como fazer" o aborrecem. Ele não precisa aprender isso. Sua curiosidade se acende normalmente a partir dos três anos. Ele está atrás de algo mais. Como Escorpião é um signo estável, ele é capaz de amor e fidelidade duradouros. Isso pode significar às vezes um grande ato de auto-sacrifício. O mesmo fanatismo que se vê nas atitudes políticas e religiosas dele também pode permear seus relacionamentos. De maneira negativa, essa estabilidade pode tornar-se possessão absoluta. De qualquer modo, não há nada de indiferente num escorpiano apaixonado. Se ele não estiver amando e se o portão mágico de acesso ao reino superior (ou inferior) não se abrir, você vai ter de enfrentar aquela atitude fria que todos os signos de água mostram quando seus sentimentos não estão envolvidos. Sinto muito. Ninguém em casa.


O maior problema de Escorpião como amante - seja homem ou mulher - é, você adivinhou, sua necessidade de manter o controle. Isto inclui o famoso ciúme, quando se trata de um amor profundo e duradouro, mas o tempo todo ele tem de ser o dono do jogo. Isso pode aparecer em algumas situações insignificantes, por exemplo, quando ele se mostra orgulhoso demais para pedir desculpas ao fazer algor realmente estúpido, porque isso significaria confessar que você está por cima; ou quando procura jeitos maliciosos de testá-lo, de maneira que você se sinta dispensável. Paradoxalmente, ele terá muito pouco respeito por quem não o enfrentar; afinal, isso é fraqueza. Assim, você fica entre duas espadas. Ele tem de ganhar, mas não gosta de vencer quem não briga. Brigas são muito comuns nos relacionamentos de Escorpião, isto é, se você não caiu nas mãos de um desses escorpianos reprimidos, em que tudo ferve dentro deles como se fosse um vulcão prestes a explodir, embora tudo o que você veja seja uma fumacinha no alto da montanha. Se for esse o caso, cuidado: mande seu escorpiano para uma terapia em grupo a fim de baixar a pressão. Não é nada agradável quando ele explode sobre você.


Crises e estouros são jogos muito comuns no relacionamentos com Escorpião. Uma demonstração de ressentimento implacável e a tentativa de fazer você pagar por qualquer insulto - real ou imaginário - são mais alguns bônus que podem gratificá-lo. Mas quais são as vantagens?

Escorpião, quando ama, possuiu uma verdadeira capacidade de compreensão para com o parceiro. Já que perde muito pouco, ele em geral fica sabendo muitas coisas sobre você, e bem rapidamente; para os que não gostam desse tipo de honestidade, escolha outro signo. Mas se um relacionamento significa mais do que ficar dançando juntos numa discoteca, tente um escorpiano. Essa maneira de viver um relacionamento - se se torna realmente um relacionamento sério, não apenas a aventura de uma noite - é sempre profunda. Ele sabe como ler as necessidades da outra pessoa - e, se não for ameaçado, fará o impossível para encontrá-las. Todos os signos de água tem necessidade de que se tenha necessidade deles. E Escorpião não é exceção.

Admitamos que você não goste muito que alguém saiba tanto a seu respeito; porém, o que Escorpião gosta de fazer é observar. Você não deve esperar que esse signo brinque com aparências. Ele pode guardar seus segredos, mas não vai permitir que você guarde os dele. O escorpiano não deixa de examinar os números de telefone de sua agenda enquanto você toma banho, nem deixa de olhar o que há dentro de sua carteira. Tanto o homem quanto a mulher de Escorpião fazem isso. Essa atitude primitiva de "Você é minha e pronto" pode ser muito lisonjeira. O escorpiano é considerado, principalmente pelos signos de ar, uma pessoa "pesada", mas essa espécie de peso é uma questão de gosto. Não importa o que mais esteja acontecendo, você sabe que um relacionamento é coisa deveras importante para Escorpião. O trabalho, os divertimentos e os amigos do clube não vem em primeiro lugar. E há muito o que dizer a alguém que considera o relacionamento algo presente e importante, em vez de algo que se coloca na prateleira enquanto se faz qualquer coisa.

Há muitas opiniões e definições correntes sobre o ciúme. Desde a revista Cosmopolitan até livros eruditos de psicologia: o ciúme é uma das mais intricadas e sempre presentes emoções humanas. Há quem ache que o ciúme é o sabor natural da vida, o azedo e o doce. Outros acham que é patológico,, um sinal de insegurança. Uns ainda acreditam que ele está relacionado a antigos padrões de moral. E outros ainda acham que é moralmente errado e que não faz parte do estado idealizado de amor abnegado, que diz: "Tudo aquilo que te faz feliz me faz feliz".


Você nunca vai ouvir frases desse tipo da boca de um escorpiano. É mais provável que ele lhe diga: "A felicidade que você tiver sem mim você me pagará". Em algumas pessoas, o ciúme é sem dúvida sintoma de uma profunda insegurança e desconfiança. Como aquela linda modelo que veio me procurar para fazer um horóscopo e que achava que seu namorado se sentia atraído por qualquer mulher, justamente porque ela não se achava lá grande coisa. Por outro lado, a possessividade em certo grau é bastante natural. Ninguém gosta de perder aquilo a que está ligado. Para Escorpião, a possessividade é tão natural quanto a respiração. Seus sentimentos são intensos. Eles não se soltam facilmente, por causa da maneira como são construídos. Você não encontra muitos escorpianos praticando swing, a não ser que eles, com medo de se envolver, tenham deliberadamente endurecido seus sentimentos. Se você encontrar um, pode estar certo de que ele está fugindo de sua profunda capacidade de amar, porque tem medo de ser ferido.

Duas escalas de valores fazem normalmente parte do jogo do escorpiano - homem ou mulher. O que é bom para ele em você ele não tolera. Muitos escorpianos acreditam - com toda a estabilidade emocional que são capazes - que eles podem flertar, ou ter casos, mas você, não. E isso também não é machismo ou chauvinismo. Eu já ouvi isso até de mulheres de Escorpião. Se você quer igualdade de condições, terá de educar o seu escorpiano. Isso significa se enfiar numa armadura com capacete, arcabuz e lança. Também significa preparar-se para aguentar cenas terríveis, muitas lágrimas, palavras amargas e talvez até alguns tapas, para no fim conseguir, quem sabe, um pouco de compreensão. Na pior das hipóteses, aceite o status quo. Será que não vale a pena? Conheci uma mulher casada com um escorpiano que tinha de se haver com o ciúme, a dupla escala de valores, a má fé, os maus humores e tudo o mais. Eu lhe perguntei por que ela ficava com ele. Ela respondeu: "Porque ele é excepcional. Ele é ele mesmo. Ele é fiel a si mesmo. É claro que às vezes é um ordinário, mas ele é uma pessoa, e eu respeito isso". Aí está. Para muitas pessoas, reclame quanto quiser, a forte individualidade de Escorpião só pode inspirar respeito, e muitas vezes amor.

Ninguém vive um relacionamento com um escorpiano sem mudar. Eles saem dele mais conscientes de si mesmos, às vezes um pouco assustados, mas encarando a vida um pouco mais profundamente. Não espere jogo leve, doçura e facilidade. Lembre-se do Lúcifer de Newton: antes reinar no inferno do que servir no paraíso - mas foi dito por pessoas muito sábias de todas as épocas que a vida é feita de claros e escuros, e só um louco acredita que não seja assim. E Escorpião não é nenhum louco.

Os Astros e o Amor
(Star signs for lovers)
1980
Liz Greene