terça-feira, 25 de outubro de 2011

O CAVALEIRO DAS TREVAS

CONSIDERADA A MELHOR HISTÓRIA DO BATMAN EM TODOS OS TEMPOS, ESTA MINISSÉRIE REDEFINIU O PERFIL DO PROTETOR DE GOTHAM CITY

Batman: The Dark Knight Returns 1-A
Comic Book by DC, Jan 1986

Num futuro hipotético do Universo DC, os super-heróis estão há dez anos proibidos de agir em público pelo governo norte-americano. O mundo vive sob o medo de uma guerra nuclear entre os Estados Unidos e União Soviética (a obra é de 1986) e o caos se instalou nas grandes cidades. Inclusive em Gotham City.

Bruce Wayne, aos 55 anos, está aposentado e tenta levar o que se aproxima de uma vida comum, mas a onda de crimes não deixa. Inconformado, ele passa a impedir um delito aqui e outro ali, sempre em meio às trevas. Em pouco tempo, porém, a notícia se espalha: o Batman está de volta!

Batman: The Dark Knight Returns 2-A
Comic Book by DC, Feb 1986

Em sua nova cruzada, ele usa um batmóvel que é um verdadeiro tanque de guerra - o carrão mostrado no filme Batman Begins é inspirado nessa versão. Além disso, ganha o apoio de Carrie Kelley, uma garota de 13 anos que assume o manto de Robin e o ajuda no combate contra o corpulento líder dos Mutantes (a principal gangue de Gotham).

Na história, o retorno desagrada muita gente graúda, como o presidente dos Estados Unidos, uma versão decrépita de Ronald Reagan, que convoca ninguém menos que o Superman para deter o antigo amigo. O resultado é um confronto inesquecível, com um final tão emocionante quanto surpreendente.

Batman: The Dark Knight Returns 3-A
Comic Book by DC, May 1986

O roteirista e desenhista Frank Miller reconduz o Morcego às origens, deixando-o soturno, sombrio, anárquico e muito violento, sem esquecer que ele já não tem mais tanta agilidade, pois é quase sessentão. Para tornar tudo ainda mais interessante, o autor dá um enfoque diferente à relação do herói com o Duas-Caras e, especialmente, com o Coringa; sugere a morte de Jason Todd (o segundo Robin) três anos antes de ela ocorrer nos quadrinhos; e mostra que o tempo foi cruel com os envelhecidos Arqueiro Verde e Mulher-Gato.

Depois de seu lançamento, O Cavaleiro das Trevas tornou-se o padrão a ser seguido em HQ's de Batman e, junto com Watchmen, mostrou que super-heróis podem, sim, protagonizar histórias de teor adulto. Em uma palavra: indispensável.

Batman: The Dark Knight Returns 4-A
Comic Book by DC, Jun 1986

Entre dezembro de 2001 e julho de 2002, a DC publicou o descartável O Cavaleiro das Trevas 2, também de Miller. Apesar de ter vendido muito, a história, que acontece três anos após o fim da primeira série, não passa nem perto de sua antecessora.

autor
Frank Miller (roteiro e desenhos)

lançamento nos EUA
1986 (Batman: The Dark Knight Returns)

estreia no Brasil
1987 (O Cavaleiro das Trevas, minissérie em quatro partes, Editora Abril)

onde encontrar
em 2002, a Abril relançou a obra numa minissérie em duas partes, que é mais fácil de achar em sebos. Com sorte, encontra-se também a série de 1987 e a primeira republicação, de 1997.

dica do Cris
Na Comix você encontra Batman: O Cavaleiro Das Trevas - Edição Definitiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário