domingo, 2 de dezembro de 2012

DOUTOR DESTINO

(Victor von Doom)

Maior inimigo do Quarteto, von Doom nasceu em um acampamento cigano na Latvéria, um pequeno país do leste europeu. Filho do médico Werner e da mística Cynthia, Doom perdeu os pais de forma trágica. Sua mãe teve a alma levada pelo demônio Mefisto e seu pai morreu durante uma nevada, enquanto ele e Victor eram perseguidos por soldados. Doom passou a estudar magia e tecnologia, na esperança de livrar os ciganos de seu país da opressão governamental e libertar a alma de sua mãe. As teorias do garoto chamaram a atenção da universidade norte-americana Empire State, que lhe ofereceu uma Bolsa. Foi na universidade que Doom conheceu Reed Richards e Ben Grimm. Doom se dedicou à criação de um aparelho que daria acesso ao reino de Mefisto. Mas havia uma falha em seus cálculos, que foi apontada por Richard. Doom ignorou o conselho e seu protótipo acabou destruído na explosão. Algumas versões dessa história mostram que o acidente destruiu o rosto de Doom; outras alegam que ele recebeu apenas uma pequena cicatriz. Doom acredita que foi Richards quem sabotou o aparelho e jurou vingança ao futuro líder do Quarteto Fantástico.
Victor abandonou a universidade e viajou ao Tibete, onde assumiu o controle de um monastério e criou uma armadura que vestiu antes mesmo do metal esfriar. Tempos depois, retornou à Latvéria e assumiu o poder. A partir daí, Doom passou a usar os recursos de toda uma nação para cumprir seus objetivos principais: vingança e dominação. Doom conseguiu libertar a alma de sua mãe com a ajuda do místico Doutor Estranho. Ele quase dominou a Terra inúmeras vezes, mas seus planos foram detidos pelo Quarteto Fantástico.

Marvel Graphic Novel Vol 1 #49 
July, 1989 

O Doutor Destino é um mestre das artes místicas e um dos maiores gênios científicos da Terra. Sozinho, ele criou diversos aparatos geniais como máquinas do tempo e robôs idênticos a ele.
Seus poderes místicos permitem viagens, entre dimensões, envio de sua mente para outros corpos e outros efeitos incríveis. O Dr. Destino surgiu em Fantastic Four #5, de 1962.

Fantastic Four (1961) 5-A 
Comic Book by Marvel, Jul 1962

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 23

Nenhum comentário:

Postar um comentário