domingo, 1 de fevereiro de 2015

HERÓIS VIRAM COMÉDIA

Desde o final de 2005, o canal Cartoon Network apresenta nas madrugadas dos fins-de-semana, o bloco de animação "Adult Swim". Como o nome diz, o conteúdo é voltado ao público adulto. "Adult Swim" é uma expressão usada nos Estados Unidos para designar o horário exclusivo para adultos nas piscinas públicas. Apesar do rótulo, as animações não apresentam erotismo ou violência exacerbada. Apenas a linguagem é mais carregada e, em alguns momentos, nonsense, satirizando vários desenhos dos super-heróis da Hanna Barbera.


Space Ghost Costa a Costa

Trata-se de uma paródia aos talk-shows americanos, apresentando por um Space Ghost decadente que tenta reerguer sua carreira.

Várias celebridades reais são entrevistadas através de uma tela de TV ao lado de Space Ghost, que conta com a ajuda do Zorak. Ele mesmo, o louva-deus vilão, que aceitou ser líder da banda de palco do programa para que seus crimes fossem esquecidos.

Chamar de entrevista o que Space Ghost faz não é muito correto. Ele ganhou fama justamente por não saber nada de seus entrevistamos, que tentam, sem sucesso, responder às suas perguntas sem sentido. Certa vez, o herói entrevistou Pelé na certeza de que se tratava de Tom Cruise, protagonista do filme "Missão Impossível".

Já houve também um programa simulando um "Show de Calouros" em que Space Ghost imitava Silvio Santos.

O Show do Brak

Brak, eterno alienígena inimigo de Space Ghost, é a estrela desta animação, ambientada num subúrbio intergaláctico à la anos 60. Nesta época, Brak é adolescente e vive com sua mãe, uma dona de casa da mesma espécie que ele, e seu pai, um baixinho latino que adora dar conselhos inúteis.

O melhor amigo de Brak é o também jovem gafanhoto Zorak, outro vilão de Space Ghost, que ao contrário do protagonista, é malvado e vive colocando os dois em enrascadas.

Harvey, o Advogado

Depois de 40 episódios, o desenho do Homem-Pássaro foi cancelado, levando o herói emplumado a montar um escritório de advocacia para ganhar a vida. Agora ele usa terno por cima do uniforme, deixando as asas à mostra. Ao seu lado, continua o falcão Vingador, agora como escrivão.

Com sua lábia de defensor da justiça, Harvey Homem-Pássaro (Harvey Birdman) especializou-se em defender celebridades dos desenhos da Hanna Barbera em casos bizarros. Entre seus clientes, destacam-se o Dr. Benton Quest e Roger Race Bannon, brigando pela guarda dos adolescentes Jonny e Hadji; Salsicha e Scooby, acusados de usar maconha; Fred Flintstone pego em flagrante numa investigação sobre a máfia; e Catatau, hoje transformado em ativista ambiental.

Até o herói Chefe Apache, do desenho dos Superamigos, não escapou das sacanagens de Harvey. Em um episódio foi discutida qual a relação entre sua habilidade de aumentar de tamanho e a ereção do herói.

Por Maurício Viel

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #1
Agosto de 2006