sábado, 15 de março de 2014

HOMEM-ABSORVENTE

Journey into Mystery (1952) 114-A
Comic Book by Marvel
Mar 1965
- First Appearance of the Absorbing Man.

(The Absorbing Man)

Enquanto cumpria sentença no presídio por assaltos praticados, Carl Creel foi escolhido por Loki, o deus asgardiano do Mal, como seu agente num plano contra Thor, o deus do trovão. Colocando uma poção mágica na água que o condenado iria beber, Loki concedeu-lhe a bizarra capacidade de absorver as propriedades físicas de qualquer coisa que tocasse. O diabólico deus pretendia, com isso, utilizar o detento para destruir seu irmão, mas o esquema falhou e o Homem-Absorvente acabou derrotado pelo filho de Odin. Criado por Stan Lee em 1965, o criminoso pode tornar-se um ser de aço, pedra, madeira, água, fogo, neve, etc.

67 - DICIONÁRIO MARVEL

ALMANAQUE DO CAPITÃO AMÉRICA 57 - Fevereiro de 1984 - Editora Abril

sexta-feira, 14 de março de 2014

BEM-VINDO AO ANO DE 2099.


Aqui, a criminalidade continua tão intensa quanto há cem anos, e você só tem proteção policial pagando por ela.

Se quer um conselho, evite sair à noite. Você corre o risco de ser assaltado. E não é dinheiro que vão lhe arrancar, mas seus rins, coração, pulmão, órgãos de grande valor no mercado negro de transplantes.

Ah, percebeu que, um século depois, apesar da alta tecnologia e dos carros flutuantes, as coisas não mudaram muito?

Ora, você ainda não viu nada.

Em 2099, não existem super-heróis. Se disser que avistou nos céus algo similar ao Homem-Aranha, certamente vão dizer que você está louco!

Mas não se preocupe,
Eu vou acreditar.

Marco Moretti
Editor

Nova Iorque, 2099

HOMEM-ARANHA 2009 #1 - Outubro/93 - Editora Abril

quinta-feira, 13 de março de 2014

FRANKLIN RICHARDS

(Franklin Richards)

Mutante e quinto membro do Quarteto Fantástico, o pequeno Frank é filho do Senhor Fantástico e da Mulher Invisível. Quando Sue Richards engravidou, alguns anos atrás, Reed penetrou na Zona Negativa com o intuito de adquirir elementos para evitar as graves complicações na gestação de sua esposa - complicações causadas por ela ter sido exposta aos raios cósmicos no espaço. Depois de enfrentar o perigoso Aniquilador, o Sr. Fantástico retornou à Terra com o que necessitava e salvou a vida tanto de Sue quanto do bebê. Franklin, contudo, não é uma criança normal, e sim, um mutante. Criado por Stan Lee em 1969, o rapaz já demonstrou ser um verdadeiro gênio, e é dotado de inúmeros poderes mentais ainda não manifestos.

49 - DICIONÁRIO MARVEL

O INCRÍVEL HULK 6 - Dezembro de 1983 - Editora Abril

terça-feira, 11 de março de 2014

EGO, O PLANETA VIVO

(Ego, the Living Planet)

Planeta vivo da Galáxia Negra, criado por Stan Lee em 1966. Durante centenas de anos, Ego atemorizou a maioria das raças inteligentes do Universo, principalmente os rigelianos, até ser derrotado pelo Poderoso Thor. Tempos depois, ele ofereceu-se para abrigar a raça dos Errantes, antigos habitantes do primeiro planeta vítima de Galactus.

The Mighty Thor (1966) 132-A
Comic Book by Marvel
Sep 1966

34 - DICIONÁRIO MARVEL

SUPERAVENTURAS MARVEL 17 - Novembro de 1983 - Editora Abril

domingo, 9 de março de 2014

JMS DESMASCARADO II


A primeira tentativa de JMS com He-Man rendeu ótimos frutos - um trabalho regular na série.

"Os produtores me ligaram e disseram que queriam fazer uma reunião comigo", conta JMS. "Então, perguntaram se eu queria fazer parte da equipe. Foi uma boa oportunidade, aprendi bastante coisa quanto à redação de diálogos."

No final dos anos 80, Straczynski havia construído uma reputação como roteirista de sucesso de desenhos, trabalhando em projetos como He-Man, She-Ha e Os Caça-Fantasmas. Dali, migrou para seriados live-action, como Assassinato por Escrito, Jake and the Fatman e Walker: Texas Ranger.

Em 1994, JMS lançou seu épico de ficção científica aclamado pela critica Babylon 5. Com o sucesso imediato da série, se viu trabalhando 20 horas por dia e escrevendo praticamente todos os episódios.

"Aquilo quase me matou", se recorda, alongando seu corpo de mais de 1,80m. "Além de roteirizar, eu era o único produtor e estava encarregado de escalar o elenco, editar, cuidar da pós-produção, da maquiagem, dos figurinos... Escrevia até as três, quatro da manhã, dormia umas duas ou três horas e encarava o dia. E morria nos finais de semana."

Contudo, por mais exausto que estivesse, ele não podia parar de pensar em histórias em quadrinhos. Ele havia escrito edições de Teen Titans Spotlight, The Twilight Zone e Star Trek aqui e ali, mas sentia sua paixão infantil chamando-o.

Quando Babylon 5 terminou, em 1999, Straczynski começou a sondar as editoras de HQs e foi conversar com Marc Silvestri, dono da Top Cow Productions, que integrava a Image.

Rising Stars 3-A
Comic Book by Top Cow
Dec 1999

Depois de ler os primeiros roteiros de Rising Stars (N.E.: recém-publicado no Brasil pela Mythos, com o título Estrelas Ascendentes) e adorar o conceito, a editora ofereceu a JMS seu próprio selo, o Joe's Comics, em 2000.

Embora fazer negócios com a Top Cow fosse bom, o autor já tinha destino certo: estava prestes a se mudar para a "Casa de Ideias".

Por Mike Cotton

 Wizard Brasil #22 - Julho de 2005 - Panini Comics

DEMOLIDOR, O Homem Sem Medo

Em meio às trevas, ele percebe sons e aromas que homem algum é capaz de sentir. Embora o advogado MATT MURDOCK seja cego, todos os outros sentidos funcionam com sensibilidade sobre-humana. E assim, ele percorre as noites da cidade... como um demônio a serviço do bem!

Stan Lee
APRESENTA:

DEMOLIDOR, O Homem Sem Medo

Daredevil (1998) 1-A
Comic Book by Marvel
Nov 1998

quarta-feira, 5 de março de 2014

O PAI DA CRIANÇA

The Incredible Hulk (1968) 180-A
Comic Book by Marvel
Oct 1974
"And the Wind Howls...Wendigo!" 
1st appearance of Wolverine (cameo in last panel)

Trinta anos depois de criar Wolverine, LEN WEIN continua sendo um dos mais influentes autores dos quadrinhos modernos - mesmo que você jamais tenho ouvido falar dele

Por Richard Ho
Agradecimentos especiais a Paulo M. Agria

As luzes do cinema diminuem, deixando o público na escuridão. Na última fileira, um homem solitário senta-se em silêncio, esperando pelo começo do filme. Estamos no verão de 2000, X-Men, de Bryan Singer, começa a passar na telona, e o público de Woodland Hills, na Califórnia, Estados Unidos, vibra com cada soco, relâmpago e rajada óptica, aprovando em voz alta a esperada estreia dos mutantes no cinema.

Quando Hugh Jackman aparece pela primeira vez com seu olhar zangado de Wolverine, um único pensamento atravessa a mente do homem sentado na última fileira: "Esse é o meu garoto". Ele sorri com satisfação. "Essa é a minha criação."

Stan Lee não estava no cinema nesse dia. Chris Claremont estava do outro lado do mundo. John Byrne estava trancado numa mansão em Connecticut bolando uma história do Homem-Aranha. O homem que 26 anos antes criou um dos mais amados personagens na história dos comics sente um orgulho silencioso quando o feroz X-Man encara os companheiros, enfrenta oponentes ou ejeta as garras de adamantium. Seu nome é Len Wein. O silêncio é um reflexo de sua situação dentro do mundo dos quadrinhos - apesar do sucesso arrasador de sua mais famosa criação, ele continua desconhecido para a maioria dos leitores, tanto quanto a origem de Logan costumava ser até bem pouco tempo.

O fã típico provavelmente não perderia tempo na fila de uma convenção para ver Len Wein. E ele prefere assim.

"Quanto de ego você necessita ter nesse negócio?", indaga o roteirista e editor de 56 anos. "As pessoas que precisam saber que criei Wolverine sabem que o criei. Se perguntar a alguém na rua quem é o vice-presidente dos Estado Unidos, a pessoa provavelmente não será capaz de responder. O fato de não conhecerem quem criou Wolverine não faz nenhuma diferença para mim."

The Incredible Hulk (1968) 181-A
Comic Book by Marvel
Nov 1974
"And Now... The Wolverine!"
First full appearance of Wolverine.

Mesmo assim, não deveria ser surpresa que Wein, o aclamado roteirista de títulos com Justice League of America (Liga da Justiça) e Phantom Stranger (Vingador Fantasma); editor de histórias seminais como a Piada Mortal e Watchmen, de Alan Moore, e da fase de Marv Wolfman e George Pérez em New Titans (Novos Titãs); e co-criador de ícones como o Monstro do Pântano e os Novos X-Men, foi, na verdade, o homem responsável por trazer Wolverine para os quadrinhos.

Por isso, agora que o personagem acaba de completar 30 anos, a Wizard aproveita a oportunidade para comemorar outros êxitos do extenso legado de seu criador, que começou mais de três décadas atrás, no saguão da DC Comics.

Wizard Brasil - Ano 2 - Número 16 - Janeiro de 2005