sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

BILL FINGER E MARTIN NODELL

Green Lantern Vol 1 #1 
Fall, 1941

O roteirista e o desenhista foram os criadores do Lanterna Verde (Alan Scott) em 1940. Bill Finger é conhecido por, um ano antes, ter criado o Batman ao lado de Bob Kane. No início dos anos 40, Finger dividiu seu tempo entre dois heróis e ainda colaborou em histórias de outros menos conhecidos. Depois que o Lanterna Verde ganhou seu próprio título, Green Lantern, o nome de Finger começou a rarear nos créditos até que, a partir da 7, de 1943, Martin Nodell passou a assinar sozinho a revista. Bill Finger morreu em 1974, pouco antes de completar 60 anos.

Martin Nodell foi responsável pela concepção visual do Lanterna Verde e desenhou as primeiras histórias sob o pseudônimo de Mart Dellon. Numa entrevista em 2000, ele contou que foi inspirado por um trabalhador que orientava o fluxo dos trens com uma lanterna. Nodell cuidou da arte do Lanterna Verde até 1947. Morreu em 2006, aos 91 anos.


Fonte:
Revista Mundo dos Super-Heróis #10
Maio/2008
pág. 15

TITÃS DA COSTA OESTE

Teen Titans (1966) 50-A 
Comic Book by DC, Oct 1977

Uma das maiores contribuições da segunda fase da Turma Titã foi o surgimento dos Titãs da Costa Oeste, uma filial do grupo formada por ex-membros e heróis que não tinham associação anterior com a equipe.

O grupo surgiu em Teen Titans 50 (1977), com os seguintes membros: Rapina, Columba, Lilith, Gnarrk, Águia Dourada (Charles Parker, um jovem que recebeu asas artificiais do Gavião Negro), Bat-Girl (Betty Kane, a ajudante da Bat-Woman nos anos 50), e Rapaz-Fera (Gar Logan, ex-membro da Patrulha do Destino). Os planos originais do escritor Bob Rozakis eram de acompanhar as duas equipes na mesma revista, com uma constante troca de integrantes e o surgimento de várias relações de conflito, romance e amizade entre os membros. Mas essas ideias não foram para frente devido ao súbito cancelamento do título. O interessante aí é que o padrão se repetiu todas as vezes em que foram estabelecidos planos para os Titãs da Costa Oeste. Nos anos seguintes, houve pelo menos uma tentativa por década de ressuscitar a filial dos Titãs, em projetos encabeçados por grandes nomes como Marv Wolfman, Geoff Johns e Judd Winnick. Esses planos nunca foram bem-sucedidos até esse ano, quando a DC conseguiu emplacar duas equipes de Titãs, uma em cada Costa dos Estados Unidos.

Fonte:
Revista Mundo dos Super-Heróis #12
Setembro/2008
pág. 25

OBSTÁCULOS

Action Comics (1938) 7-A 
Comic Book by DC, Dec 1938

Originalmente, a dupla de criadores pensou em produzir as aventuras do Super em tiras diárias, iguais às do Fantasma e do Flash Gordon, alguns dos mais famosos heróis na época. Mas - acreditem - nenhum jornal mostrou interesse pelo recém-criado Superman. Siegel e Shuster apelaram para diversas editoras, mas só receberam respostas negativas. Só quatro anos depois, em 1938, fecharam acordo com a National Periodical (a futura editora DC Comics) por meros 130 dólares. Pior ainda, os direitos autorais também estavam no pacote. Isso levaria os dois criadores a cansativas disputas nos tribunais nas décadas seguintes, em busca de reconhecimento pela sua criação.

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #1 - Agosto de 2006 - Editora Europa.

quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Data e Dedicatória


Teus poemas, não os dates nunca...
Um poema
Não pertence ao Tempo...
Em seu país estranho,
Se existe hora, é sempre a hora extrema
Quando o Anjo Azrael nos estende ao sedento
Lábio o cálice inestinguível...
Um poema é de sempre, Poeta:
O que tu fazes hoje, é o mesmo poema
Que fizeste em menino,
É o mesmo que,
Depois que tu te fores,
Alguém lerá baixinho e comovidamente,
A vive-lo de novo...
A esse alguém,
Que talvez nem tenha ainda nascido,
Dedica, pois, teus poemas.
Não os dates, porém:
As almas não entendem disso...

Mário Quintana

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Namore uma garota que lê!


by Rosemarie Urquico


"Namore uma garota que gasta seu dinheiro em livros, em vez de roupas. Ela também tem problemas com o espaço do armário, mas é só porque tem livros demais. Namore uma garota que tem uma lista de livros que quer ler e que possui seu cartão de biblioteca desde os doze anos.

Encontre uma garota que lê. Você sabe que ela lê porque ela sempre vai ter um livro não lido na bolsa. Ela é aquela que olha amorosamente para as prateleiras da livraria, a única que surta (ainda que em silêncio) quando encontra o livro que quer. Você está vendo uma garota estranha cheirar as páginas de um livro antigo em um sebo? Essa é a leitora. Nunca resiste a cheirar as páginas, especialmente quando ficaram amarelas.

Ela é a garota que lê enquanto espera em um Café na rua. Se você espiar sua xícara, verá que a espuma do leite ainda flutua por sobre a bebida, porque ela está absorta. Perdida em um mundo criado pelo autor. Sente-se. Se quiser ela pode vê-lo de relance, porque a maior parte das garotas que leem não gostam de ser interrompidas. Pergunte se ela está gostando do livro.

Compre para ela outra xícara de café.
Diga o que realmente pensa sobre o Murakami. Descubra se ela foi além do primeiro capítulo da Irmandade. Entenda que, se ela diz que compreendeu o Ulisses de James Joyce, é só para parecer inteligente. Pergunte se ela gostaria de ser a Alice.

É fácil namorar uma garota que lê. Ofereça livros no aniversário dela, no Natal e em comemorações de namoro. Ofereça o dom das palavras na poesia, na música. Ofereça Neruda, Sexton Pound, E. E. Cummings. Deixe que ela saiba que você entende que as palavras são amor. Entenda que ela sabe a diferença entre os livros e a realidade, mas, juro por Deus, ela vai tentar fazer com que a vida se pareça um pouco como seu livro favorito. E se ela conseguir não será por sua causa.

É que ela tem que arriscar, de alguma forma.
Trate de desiludi-la. Porque uma garota que lê sabe que o fracasso leva sempre ao clímax. Essas garotas sabem que todas as coisas chegam ao fim. E que sempre se pode escrever uma continuação. E que você pode começar outra vez e de novo, e continuar a ser o herói. E que na vida é preciso haver um vilão ou dois.

Por que ter medo de tudo o que você não é? As garotas que leem sabem que as pessoas, tal como as personagens, evoluem.

Se você encontrar uma garota que leia, é melhor mantê-la por perto. Quando encontrá-la acordada às duas da manhã, chorando e apertando um livro contra o peito, prepare uma xícara de chá e abrace-a. Você pode perdê-la por um par de horas, mas ela sempre vai voltar para você. E falará como se as personagens do livro fossem reais – até porque, durante algum tempo, são mesmo.

Você tem de se declarar a ela em um balão de ar quente. Ou durante um show de rock. Ou, casualmente, na próxima vez que ela estiver doente. Ou pelo Skype.

Você vai sorrir tanto que acabará por se perguntar por que é que o seu coração ainda não explodiu e espalhou sangue por todo o peito. Vocês escreverão a história das suas vidas, terão crianças com nomes estranhos e gostos mais estranhos ainda. Ela vai apresentar os seus filhos ao Gato do Chapéu e a Aslam, talvez no mesmo dia. Vão atravessar juntos os invernos de suas velhices, e ela recitará Keats, num sussurro, enquanto você sacode a neve das botas.

Namore uma garota que lê porque você merece. Merece uma garota que pode te dar a vida mais colorida que você puder imaginar. Se você só puder oferecer-lhe monotonia, horas requentadas e propostas meia-boca, então estará melhor sozinho. Mas se quiser o mundo, e outros mundos além, namore uma garota que lê.

Ou, melhor ainda, namore uma garota que escreve"

ÍNDIOS
(RENATO RUSSO)


Eu quis o perigo e até sangrei sozinho 
Entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim 
Quando descobri que é sempre só você 
Que me entende do início ao fim. 

E é só você que tem a cura pro meu vício 
De insistir nessa saudade que eu sinto 
De tudo que eu ainda não vi.

Álbum: Dois - 1985 - LEGIÃO URBANA

sábado, 22 de dezembro de 2012

RAMA-TUT

> CENTURIÃO ESCARLATE> IMMORTUS> RAPAZ DE FERRO> KANG

(Nathaniel Richards)

Fantastic Four (1961) 19-A
Comic Book by Marvel, Oct 1963

A realidade paralela que Nathaniel Richards descobriu prosperou sob o comando do cientista. Séculos depois, nasceu seu descendente também chamado Nathaniel, que julgava seu mundo monótono. Por isso, o jovem Nathaniel viajou no tempo, rumo ao Egito antigo e se tornou Rama-Tut, o Faraó. Seu plano era capturar o mutante imortal Apocalipse ainda na juventude, para usá-lo em suas conquistas. Mas acabou impedido pelo Quarteto, que realizava sua primeira viagem no tempo. Rama-Tut fugiu e assumiu a identidade de Centurião Escarlate, quando foi combatido pelo supergrupo Esquadrão Supremo. Pouco depois, criou uma armadura baseada no vestuário do Dr. Destino e se tornou Kang, o Conquistador.

Nessa identidade, Kang criou o maior império do multiverso e conquistou inúmeras eras e dimensões. Mas, suas viagens temporais criaram inimigos: Immortus, sua versão futura que abandonou as conquistas para estudar o multiverso; Rapaz de Ferro, sua versão jovem que abomina as conquistas de Kang e formou os Jovens Vingadores para impedir o vilão; e o Conselho dos Kangs, infinitas versões alternativas do vilão. Surgiu em Fantastic Four 19, de 1963.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 27

quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

MESTRE DOS BONECOS

Puppet Master (Phillip Masters)

Fantastic Four (1961) 8-A
Comic Book by Marvel, Nov 1962

Talentoso artesão que descobriu uma argila especial, proveniente da região de Wundagore, na Trânsia, um pequeno país fictício do Leste Europeu. Os bonecos feitos com esse material permitem ao Mestre dos Bonecos controlar as pessoas representadas. O vilão entrou em conflito com o Quarteto quando tentou assumir o controle do Coisa para usá-lo em seus crimes. Seus planos foram detidos, mas ele confrontou os heróis inúmeras vezes. Phillip é pai adotivo de Alicia Masters, ex-namorada do Coisa, e surgiu em Fantastic Four 8, de 1962.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 27

TOUPEIRA

(Harvey Rupert Elder)

Fantastic Four (1961) 1-A
Comic Book by Marvel, Nov 1961

Gênio científico renegado por sua aparência grotesca, Rupert acreditava na existência de um mundo subterrâneo. Foi quando descobriu a ilha Monstro, que dava acesso à Subterrânea, uma região habitada por monstros gigantes e uma raça humanóide que recebeu Rupert como seu líder. Com esses recursos, ele passou a atacar o mundo da superfície. Teve sua primeira aparição em Fantastic Four 1, de 1961.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 27

terça-feira, 11 de dezembro de 2012

HOMEM-PSÍQUICO

Fantastic Four Annual 5-A
Comic Book by Marvel, Nov 1967

Líder da tecnocracia que governa o reino de Sub-Atomica, situado no Microverso, uma dimensão que existe entre os quarks de nosso universo, o Homem-Psíquico decidiu dominar a Terra para resolver o problema de superpopulação de seu mundo. Mas, foi repetidamente derrotado pelo Quarteto Fantástico e outros heróis.
O Homem-Psíquico também se tornou um grande inimigo do Aniquilador quando este invadiu o Microverso. As tropas do Aniquilador foram derrotadas, mas o Homem-Psíquico foi exilado de seu mundo e depois de dominar outro planeta do Microverso, Mirwood, tentou se vingar do Quarteto usando o Monge do Ódio II para dominar Sue Richards e transformá-la na impiedosa Malice. O Quarteto reverteu a transformação, mas o desejo de vingança de Sue a levou a expor o Homem-Psíquico à sua própria arma em intensidade máxima, o que destruiu seus sistema nervoso. Mas o vilão se recuperou e retornou inúmeras vezes.
O Homem-Psíquico desenvolveu as Caixas de Controle, capazes de gerar dúvida, medo e ódio. Ele também utiliza uma série de armaduras que apresentam diferentes poderes, de força ampliada até alta resistência  O vilão foi criado em Fantastic Four Annual 5, de 1967.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 27

MONGE DO ÓDIO

Fantastic Four (1961) 21-A
Comic Book by Marvel, Dec 1963

No fim da Segunda  Guerra, o geneticista nazista Arnim Zola transferiu a mente de Adolf Hitler para um clone mais jovem. Essa cópia passou as décadas seguintes escondido na América do Sul e se tornou o líder de uma seita neonazista, que entrou em conflito com o Quarteto quando a CIA pediu o auxílio dos heróis para combater a seita. O Monge do Ódio desenvolveu um Raio do Ódio capaz de gerar fúria nos seus alvos, uma arma que voltou os integrantes do Quarteto uns contra os outros. Foi só com a ajuda do agente secreto Nick Fury que a equipe venceu o vilão, que retornou inúmeras vezes depois, aliando-se ao Caveira Vermelha para enfrentar o Capitão América.

Um segundo Monge do Ódio, um andróide capaz de mudar de forma, foi criado pelo Homem-Psíquico para ajudá-lo a derrotar o Quarteto. Esse Monge foi destruído pelo vigilante Expurgo. O Monge do Ódio apareceu pela primeira vez em Fantastic Four 21, de 1962.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 26

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

QUARTETO TERRÍVEL

Fantastic Four (1961) 36-A
Comic Book by Marvel, Mar 1965

O Mago (Bentley Whittman) é um gênio do crime que enfrentou o Tocha Humana em início de carreira. Durante um dos confrontos, ele foi resgatado por dois outros supervilões: o Homem-Areia (William Baker) e o Ardiloso (Peter Petruski) que fugiram da cadeia pouco antes. Unidos pelo ódio ao Quarteto Fantástico, os três formaram o Quarteto Terrível, completando o time com Medusa que, na época, sofria de amnésia e foi convencida a atuar com os vilões. O grupo se tornou uma ameaça constante ao Quarteto Fantástico, mas o conflito de egos fez com que a formação mudasse constantemente. Mais de vinte vilões já foram membros do Quarteto Terrível, sempre sob a liderança do Mago. O Quarteto Terrível apareceu pela primeira vez em Fantastic Four 36, de 1965. No universo Ultimate, o grupo de vilões é formado por versões zumbis do Quarteto Fantástico, vindas de outra dimensão.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 26

PENSADOR LOUCO

(Identidade desconhecida)

Fantastic Four (1961) 15-A
Comic Book by Marvel, Jun 1963

Um gênio do crime com ilusões de grandeza que se tornou conhecido quando decidiu dominar Nova Iorque e tornar a cidade um país independente sob seu comando. Para concretizar esse plano, o Pensador invadiu o Edifício Baxter e acessou todas as pesquisas de Reed Richards, acrescentadas aos seus já vastos conhecimentos. O vilão foi impedido pelo Quarteto, mas retornou inúmeras vezes para assombrar os heróis. Sua identidade civil nunca foi revelada. Entre suas invenções mais famosas, estão seus robôs  idênticos ao vilão e controlados por seus padrões mentais; e o Andróide Incrível, capaz de copiar as propriedades de tudo que toca e que foi criado a partir da mistura de DNA símio e moléculas instáveis. Apareceu pela primeira vez em Fantastic Four 15, de 1963.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 26

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

ANIQUILADOR

Fantastic Four Annual 6-A
Comic Book by Marvel, Nov 1968

Os Tyannans eram uma raça avançada que semeava novas formas de vida na Zona Negativa. Ao chegar no planeta Arthros, a nave dos Tyannans foi atingida por um meteoro e caiu. Antes, lançou na superfície daquele mundo seus esporos vitais, que evoluíram para uma espécie insetóide. Um desses insetóides encontrou a nave avariada dos Tyannans e dominou sua tecnologia, com a qual criou o Bastão Cósmico, um artefato que permite manipular grandes quantidades de energia. Ele se tornou o Aniquilador e dominou grande parte da Zona Negativa. Conquistador nato, o Aniquilador já invadiu outras dimensões, como o Microverso, Asgard e atualmente, o nosso universo. Obcecado pela sobrevivência, o Aniquilador tenta destruir todas as criaturas que possam ameaçar sua existência.
O Aniquilador pode voar e tem força e resistência sobre-humanas. Graças ao Bastão Cósmico, pode reestruturar a matéria e lançar poderosas rajadas de energia, além de ter um envelhecimento muito lento. Caso seja afastado do artefato, o Aniquilador enfraquece e passa a envelhecer rapidamente. Quando é destruído, gera larvas que mantêm suas memórias e se tornam novos Aniquiladores. Surgiu em Fantastic Four Annual 6, de 1968.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 25

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

BLASTAAR

Fantastic Four (1961) 62-A
Comic Book by Marvel, May 1967

Governante do planeta Baluur da Zona Negativa, Blastaar foi arremessado ao espaço quando uma revolta popular o depôs. Quando o inumano Triton abriu um portal para a Zona Negativa, na tentativa de salvar Reed Richards, que estava à deriva nessa dimensão, Blastaar aproveitou a oportunidade para escapar para a Terra, onde lançou a primeira de sua muitas tentativas de dominar o planeta. Ele foi derrotado pelo Quarteto Fantástico e enviado de volta para a Zona Negativa. Tempos depois, retomou o poder em Baluur e criou um grande império galáctico, rivalizado pelo império do Aniquilador, seu maior adversário. Blastaar é extremamente resistente e, ao entrar em estado de hibernação, pode sobreviver por semanas no espaço e sem alimento. Seu maior poder são as poderosas rajadas de energia que ele libera pelas mãos. Apareceu pela primeira vez em Fantastic Four 62, de 1967.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 25

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

DIABLO

(Esteban Corazon de Ablo)

Fantastic Four (1961) 30-A
Comic Book by Marvel, Sep 1964

Poderoso alquimista do século 9, Esteban vendeu sua alma ao demônio Mefisto em troca de imortalidade e se mudou para a Transilvânia na Idade Média, onde foi aprisionado pelos nativos numa tumba de pedra. Séculos de pedra. Séculos depois, quando o Quarteto visitou a região, Diablo conseguiu se comunicar por telepatia com o Coisa e o convenceu a libertá-lo, em troca da cura para a sua aparência monstruosa.
Diablo tentou dominar o mundo, mas foi impedido pelo Quarteto e se tornou um inimigo recorrente desde então. O vilão é praticamente imortal e tem a mesma aparência desde o século 9. Ele é um talentoso alquimista e usa suas fórmulas através de pequenas cápsulas de arremesso. Essas fórmulas são capazes de alterar a composição de substâncias químicas, controlar plantas e uma série de outros efeitos fantásticos. Foi criado em Fantastic Four 30, de 1964.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 25

terça-feira, 4 de dezembro de 2012

KREES

Fantastic Four (1961) 65-A
Comic Book by Marvel, Aug 1967

Semelhantes aos humanos, os Krees são nativos do planeta Hala, que dividiam com outra raça inteligente, os Cotati (uma espécie vegetal com poderes telepáticos). Há milhões de anos, uma nave Skrull pousou no planeta e se mostrou interessada em partilhar sua tecnologia com uma das espécies de Hala. Um teste foi estabelecido e os ganhadores foram os Cotati. Revoltados, os Krees mataram quase todos os Cotati, assim como os representantes Skrulls e assumiram o controle da nave. Eles examinaram o veículo e dominaram sua tecnologia, estabelecendo, ao longo de poucos milênios, um vasto império galáctico. Isso levou a mais confrontos com os Skrulls, que levaram a uma guerra de milhões de anos que só terminou recentemente.
Uma característica marcante dos Krees é que eles chegaram ao limite de sua evolução. Seus genes não se modificam e sua capacidades estão estagnadas há milhões de anos. Na tentativa de remediar isso, a inteligencia Suprema explodiu uma bomba que dizimou a população Kree, deixando apenas os mais adaptáveis. Desses sobreviventes surgiram os Ruul, capazes de se adaptar por vontade própria a qualquer situação. O papel dessa subespécie dentro da sociedade Kree é desconhecido até o momento.
Os Krees apareceram pela primeira vez em Fantastic Four 65, de 1967, e foram os responsáveis pela criação dos Inumanos. Além disso, vários superseres atuam pelo império Kree: Ronan, o acusador e os Sentinelas.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 24

segunda-feira, 3 de dezembro de 2012

SKRULLS

Fantastic Four (1961) 2-A
Comic Book by Marvel, Jan 1962

Surgidos em Fantastic Four 2, de 1961, os Skrulls são nativos do planeta Skrullos, da galáxia de Andrômeda. No início de sua evolução, os Skrulls sofreram alterações nas mãos dos Celestiais, entidades cósmicas que realizam experiências pelo universo. Dessas alterações surgiram os Skrulls Deviantes, capazes de alterar a sua aparência, o que ajudou esse grupo a se tornar a raça dominante de seu mundo e, depois, da galáxia. Os Skrulls são o império intergalático mais antigo do universo. Uma subespécie dos Skrulls Deviantes se dedicou à magia e evoluiu para os Espectros, criaturas malignas combatidas pelo herói espacial Rom.
Apesar dos conflitos raciais, os Skrulls não eram militaristas nos primeiros milênios de seu império. Isso mudou com o início da longa guerra contra os Krees, que começou milhões de anos atrás e só acabou recentemente. Aliás, as últimas décadas foram desastrosas para a raça Skrull. Seus planos de dominação da Terra foram impedidos repetidamente pelo Quarteto Fantástico e outros heróis. Sua guerra contra os Krees, seus maiores inimigos, terminou em impasse; a capital do império Skrull, o Mundo-Trono, foi destruído por Galactus, o que resultou na morta da família real. Com isso, vários pretendentes ao trono surgiram, o que fragmentou o império. Por fim, a recente invasão do Aniquilador ao universo destruiu a maior parte do império Skrull, deixando poucos mundos para reconstruir o antes glorioso domínio.

Kree-Skrull War Starring The Avengers 1-A
Comic Book by Marvel, Sep 1983

Os Skrulls são capazes de alterar sua forma e aparência, embora não possam mudar suas características físicas. Alguns soldados Skrulls foram alterados e receberam poderes especiais, entre eles: Super-Skrull (Kl'rt) e Power-Skrull (Paibok).


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 24

domingo, 2 de dezembro de 2012

DOUTOR DESTINO

(Victor von Doom)

Maior inimigo do Quarteto, von Doom nasceu em um acampamento cigano na Latvéria, um pequeno país do leste europeu. Filho do médico Werner e da mística Cynthia, Doom perdeu os pais de forma trágica. Sua mãe teve a alma levada pelo demônio Mefisto e seu pai morreu durante uma nevada, enquanto ele e Victor eram perseguidos por soldados. Doom passou a estudar magia e tecnologia, na esperança de livrar os ciganos de seu país da opressão governamental e libertar a alma de sua mãe. As teorias do garoto chamaram a atenção da universidade norte-americana Empire State, que lhe ofereceu uma Bolsa. Foi na universidade que Doom conheceu Reed Richards e Ben Grimm. Doom se dedicou à criação de um aparelho que daria acesso ao reino de Mefisto. Mas havia uma falha em seus cálculos, que foi apontada por Richard. Doom ignorou o conselho e seu protótipo acabou destruído na explosão. Algumas versões dessa história mostram que o acidente destruiu o rosto de Doom; outras alegam que ele recebeu apenas uma pequena cicatriz. Doom acredita que foi Richards quem sabotou o aparelho e jurou vingança ao futuro líder do Quarteto Fantástico.
Victor abandonou a universidade e viajou ao Tibete, onde assumiu o controle de um monastério e criou uma armadura que vestiu antes mesmo do metal esfriar. Tempos depois, retornou à Latvéria e assumiu o poder. A partir daí, Doom passou a usar os recursos de toda uma nação para cumprir seus objetivos principais: vingança e dominação. Doom conseguiu libertar a alma de sua mãe com a ajuda do místico Doutor Estranho. Ele quase dominou a Terra inúmeras vezes, mas seus planos foram detidos pelo Quarteto Fantástico.

Marvel Graphic Novel Vol 1 #49 
July, 1989 

O Doutor Destino é um mestre das artes místicas e um dos maiores gênios científicos da Terra. Sozinho, ele criou diversos aparatos geniais como máquinas do tempo e robôs idênticos a ele.
Seus poderes místicos permitem viagens, entre dimensões, envio de sua mente para outros corpos e outros efeitos incríveis. O Dr. Destino surgiu em Fantastic Four #5, de 1962.

Fantastic Four (1961) 5-A 
Comic Book by Marvel, Jul 1962

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 23

sábado, 1 de dezembro de 2012

VILÕES FANTÁSTICOS

Muito do sucesso do Quarteto Fantástico se deve à sua variada galeria de vilões. Conheça os principais

Por Antonio Santos

GALACTUS
(Galan)

Fantastic Four (1961) 48-A
Comic Book by Marvel, Mar 1966

Nos últimos instantes antes da destruição de seu universo, Galan, nativo do planeta Taa e último sobrevivente de sua realidade, jogou sua nave contra as energias cósmicas que se reuniam no centro do universo. Nesse momento, foi contatado pela essência de seu universo e se mesclou a ela. O antigo universo se contraiu e explodiu, o que deu origem ao universo atual. Galan sobreviveu no interior de um casulo cósmico, onde as energias, ao longo de milhões de anos, o transformaram em Galactus, uma entidade poderosa que necessita da energia de planetas inteiros para sobreviver. Ele passou os bilhões de anos seguintes navegando pelo universo, absorvendo a energia de incontáveis mundos e destruindo civilizações inteiras no processo. Os membros do Quarteto Fantástico foram os únicos capazes de deter o alienígena destruidor de planetas.

Fantastic Four (1961) 49-A
Comic Book by Marvel, Apr 1966

Galactus utiliza sua nave Taa II para se locomover pelo universo. Ele também utiliza outros equipamentos, como o Conversor Cósmico, que facilita a absorção das energias. Os poderes de Galactus são praticamente ilimitados, mas oscilam de acordo com a quantidade de energia absorvida. Caso fique um tempo considerável sem absorver energias planetárias, Galactus pode morrer. Apareceu pela primeira vez em Fantastic Four #48, de 1966.


Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 22