sexta-feira, 30 de novembro de 2012

COISA

(Benjamin Jacob Grimm)

Ben Grimm cresceu na rua Yancy, uma região de Nova Iorque. Filho de um lar desestruturado, seu pai era um alcoólatra e seu irmão mais velho, Daniel, foi morto numa briga de gangues. Anos depois, o próprio Ben se tornou líder da gangue da rua Yancy e começou uma série de pequenos crimes.
Sua vida mudou com a morte dos pais e a chegada do médico Jake Grimm, o tio de Ben que assumiu sua custódia. A boa influência do tio fez o jovem abandonar as gangues e voltar a estudar. Na escola, se destacou no time de futebol.
Graças a uma bolsa de estudos, Ben entrou na Universidade Empire State, onde se tornou companheiro de quarto de Reed Richards. Apesar de não terem nada em comum, o atleta e o gênio científico se tornaram grandes amigos.
Depois de formado, Ben entrou para a Força Aérea e se tornou um requisitado piloto de testes. Anos depois, recebeu surpreso o convite do amigo de faculdade para pilotar uma nave experimental. Transformado pelos raios cósmicos durante o voo teste, Ben se transformou numa criatura de carne e pele rochosas, de grande força e resistência física, capaz de erguer mais de cinco toneladas.

Fantastic Four (1961) 25-A
Comic Book by Marvel, Apr 1964

O Coisa é um personagem inovador por ir contra todos os estereótipos de super-heróis de época. Monstruoso, desajeitado, mal-educado e ranzinza, ele representava um oposto completo a personagens como o Superman.
Talvez o detalhe mais interessante sobre o Coisa seja o fato de que ele foi concebido como uma espécie de alter ego de seu desenhista, Jack Kirby: ambos cresceram em bairros pobres de Nova Iorque, adoravam charutos, tinham o mesmo gênio difícil e eram judeus. Esse fato só foi explorado em Fantastic Four Vol 3 #56, de 2002, quando a religiosidade de Ben é abordada.

Fantastic Four (1998) 56-A
Comic Book by Marvel, Aug 2002

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 21

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

TOCHA HUMANA

(Jonathan Johnny Spencer Storm)

Johnny era o típico adolescente dos anos 60: rebelde, alucinado por carros velozes e garotas. Natural de Nova Iorque, se mudou para a Califórnia junto com a irmã mais velha, Susan, que sonhava em se tornar atriz em Hollywood.
Depois de fazer parte, junto da irmã, no voo da nave construída por Reed Richards, Johnny foi exposto aos raios cósmicos e adquiriu a capacidade de transformar seu corpo numa forma plasmática incandescente. Nesse estado, Johnny é capaz de voar, disparar chamas e absorver calor e diferentes tipos de energia. Suas chamas variam de 420°C (intensidade média) a 55.000°C (seu nível máximo, também conhecido como clarão supernova).
Quando Reed sugeriu que, após o acidente no espaço, os quatro usassem seus poderes para proteger a humanidade, Johnny adotou o nome de Tocha Humana em homenagem ao androide com poderes semelhantes aos seus, que lutou contra os nazistas na Segunda Guerra Mundial.

Fantastic Four (1961) 47-A
Comic Book by Marvel, Feb 1966

Nas histórias em quadrinhos existiram muitos heróis adolescentes antes de Johnny Storm, mas esses personagens eram constantemente mostrados como ajudantes que precisavam ser salvos depois de cair em armadilhas, o que deixava a impressão de que mais atrapalhavam do que ajudavam.
Mas esse não era o caso do Tocha Humana. Apesar de jovem, ele era um herói com autonomia e tanta importância na equipe quanto os membros adultos e perdia em popularidade apenas para o Coisa. Aliás, Johnny sempre foi mostrado como um brincalhão e sua vítima favorita sempre foi o mal-humorado Ben Grimm.
O Tocha Humana também é um conquistador nato e possui uma das galerias de namoradas mais extensas do universo Marvel, onde se incluem humanas normais, mutantes, atlantes e até alienígenas.

Fantastic Four (1961) 500-A
Comic Book by Marvel, Sep 2003

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 21


quarta-feira, 28 de novembro de 2012

MULHER INVISÍVEL

(Susan "Sue" Storm Richards)

Numa visita casual, Susan Storm conheceu Reed Richards, um jovem universitário de 23 anos que alugava um quarto na casa de sua tia. Para Reed, o rápido encontro não teve importância, mas para Sue, ainda uma garota de 12 anos, foi amor à primeira vista.
Anos depois, Sue, já adulta, reencontrou Reed e conquistou o cientista, que trabalhava secretamente em um foguete experimental. Quando Reed decidiu fazer um voo não-autorizado, Susan disse que ele só embarcaria na nave se ela e seu irmão pudessem ir juntos. Exposta aos raios cósmicos durante o voo, Sue adquiriu o poder de criar um campo de invisibilidade ao seu redor, e assumiu o codinome de Garota Invisível.

Fantastic Four (1961) 4-A
Comic Book by Marvel, May 1962

A invisibilidade de Sue era pouco útil e sua função na equipe parecia apenas a de namorada de Reed. Com o decorrer das histórias, Sue percebeu que podia expandir seu campo de invisibilidade, tornando invisíveis pessoas e objetos. Mas a grande mudança veio com a descoberta de que ela podia criar campos de força, o que aumentou sua importância nas histórias.

Fantastic Four Annual 3-A
Comic Book by Marvel, Jan 1965

Em Fantastic Four Anual 3, de 1965, Reed e Sue se casaram e, pouco depois, tiveram seu primeiro filho, Franklin. Isso acentuou o caráter de família da equipe e reduziu a atuação da Garota Invisível. Mas, nos anos 80, as HQs de John Byrne redefiniram a heroína, que passou a ser mais confiante, mudou seu nome para Mulher Invisível e aprendeu a usar toda a extensão dos seu poderes.

Fantastic Four (1961) 242-A
Comic Book by Marvel, May 1982

Fantastic Four (1961) 550-A
Comic Book by Marvel, Nov 2007

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 20

terça-feira, 27 de novembro de 2012

OS 4 FANTÁSTICOS

Uma breve biografia dos membros da superequipe

Por André Morelli

SENHOR FANTÁSTICO
(Reed Richards)

Fantastic Four (1961) 2-A
Comic Book by Marvel, Jan 1962

Gênio precoce, Reed se formou em sua primeira faculdade ainda na adolescência. A partir daí, iniciou uma brilhante carreira acadêmica. Numa das faculdades em que estudou, conheceu Ben Grimm, de quem foi companheiro de quarto. Na época, Reed mostrou a Ben os primeiros esboços de uma nave capaz de viajar pelo hiperespaço. Ben brincou dizendo que se um dia a nave saísse do papel, ele seria o piloto.
Depois de concluir seus doutorados em Física e Engenharia Elétrica, Reed passou anos trabalhando para os militares, até usar a herança de sua família junto a verbas do governo para iniciar seu antigo projeto. A essa altura, Ben se tornara um conhecido piloto de testes e foi selecionado para o voo experimental do protótipo.
Quando os militares ameaçaram cortar as verbas do projeto, Reed convenceu Ben a realizar um voo não-autorizado. Juntos, foram como passageiros Susan Storm, a noiva de Reed, e seu irmão mais novo Johnny.
O que nenhum deles podia imaginar é que uma erupção solar geraria uma intensa tempestade de radiação cósmica na região em que a nave realizava seus testes. Sem blindagem para resistir, Ben realizou um pouso forçado, mas a misteriosa radiação já havia surtido efeito, alterando para sempre o destino dos quatro tripulantes.
Apesar de sua capacidade de esticar ou contrair seu corpo de diversas formas, a força do Senhor Fantástico reside em seu raciocínio e conhecimentos científicos. É por meio de suas invenções e descobertas que as histórias do Quarteto giram.

Fantastic Four (2013) 1-E
Comic Book by Marvel, Jan 2013

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 20

segunda-feira, 26 de novembro de 2012

NADA SE CRIA...

As inspirações para a criação do Quarteto

Por Antonio Santos

Além dos Desafiadores do Desconhecido, outras criações de Kirby influenciaram na concepção do Quarteto Fantástico. Suas histórias de monstros, publicadas nas revistas Amazing Fantasy e Strange Tales, já mostravam alienígenas escamosos, monstros que mudavam de forma e criaturas de pele petrificada. Essas ideias se uniriam para dar forma ao heróico Coisa e aos Skrulls, os inimigos clássicos do Quarteto.

Strange Tales (1951) 90-A
Comic Book by Marvel, Nov 1961

A inspiração dos poderes do Quarteto tem fontes variadas. Os dons de Reed Richards são muito similares aos de Patrick "Eel" O'Brian, o Homem-Borracha (Plastic Man), primeiro herói capaz de mudar de forma. Criado em 1941 na revista Police Comics 1, da Quality Comics, as HQs do Borracha se destacavam pelo humor escrachado e pelo traço de Jack Cole, criador do personagem.

Police Comics Vol 1 #5
December, 1941

Mas é outro personagem maleável que guarda as maiores semelhanças à Reed Richard: Ralph Dibny, o Homem-Elástico (Elongated Man), que surgiu na edição 112 da revista Flash, de 1960. Criado por John Broome e Carmine Infantino, Ralph é um detetive genial especialista em casos insolúveis. Ele adquiriu seus poderes ao consumir a fórmula Gingold. Para completar, tem uma fiel esposa chamada Sue, criada no começo de 1961, meses antes do Quarteto Fantástico.

Flash Vol 1 #112
May, 1960

Já a Mulher Invisível é bastante similar à Invisible Scarlett O'Neil, surgida em tiras de jornal, publicadas pelo Chicago Times entre 1940 e 1956. Scarlett ganhou seus poderes de invisibilidade ao ser exposta a um raio desenvolvido por seu pai e é uma das primeiras super-heroínas dos quadrinhos, surgida antes mesmo da Mulher-Maravilha, criada só em 1941.

Invisible Scarlett O'Neil (1950) #1

Por fim, os dons de Johnny Storm, assim como seu codinome, tem uma fonte direta. O primeiro Tocha Humana foi criado por Carl Burgos em 1939, na revista Marvel Comics 1, lançada pela Timely. O Tocha original era um androide que entrou em chamas quando foi exposto pela primeira vez ao oxigênio.
Essa foi a "inspiração" que mais causou polêmica, já que Burgos queria processar a Atlas por plágio. Mas naquele período era comum as editoras ficarem com direitos autorais de um personagem, e não seu criador. Portanto, a decisão da Atlas em criar um novo Tocha Humana era legal. Burgos nunca perdoou Stan e Kirby e, em um acesso de fúria, destruiu todos os originais do Tocha Humana que estavam em seu poder.

Marvel Comics (1939) #1
November 10, 1939

Mundo dos Super-Heróis 5
Editora Europa
junho/julho 2007
pág. 19

sexta-feira, 23 de novembro de 2012

Batman abre suas asas

O Homem de Aço era um sucesso estrondoso e Batman não ficava muito atrás. Se mesmo com seu tom soturno e misterioso o Homem-Morcego já atraía as crianças, o público mirim aumentou ainda mais quando, em abril de 1940, a revista Detective Comics 38 trouxe a primeira aparição de Robin, o garoto prodígio. E foi um Batman sorridente, um tanto descaracterizado, que apresentava o jovem de roupas coloridas na capa da edição.

Detective Comics (1937) 38-A
Comic Book by DC, Apr 1940

Se um herói é definido por seus vilões, Batman mostrou que certamente era um dos maiores, já que boa parte de sua marcante galeria de inimigos estreou naquela década. Na primeira edição da revista Batman, em 1940, já surgia aquele que é considerado seu maior inimigo, o palhaço assassino Coringa. Na mesma edição, a Mulher-Gato fez sua primeira aparição. O Pinguim surgiu pouco depois, em dezembro de 1941, na edição 58 de Detective Comics. A edição 66 da revista, de agosto de 1942, trouxe o Duas-Caras.

Batman (1940) 1-A
Comic Book by DC, Apr 1940

Detective Comics (1937) 58-A
Comic Book by DC, Dec 1941

Detective Comics (1937) 66-A
Comic Book by DC, Aug 1942

O herói também chegou às tiras de jornais em 1943, dividindo a página com outros personagens, entre eles Superman. Na verdade, Batman também já dividia uma revista com o Homem de Aço desde 1941. World's Finest Comics, uma publicação de 96 páginas, trazia histórias de vários personagens da DC, mas as HQs principais eram sempre de Superman e Batman, que figuravam em todas as capas, mas não encontravam um ao outro nas páginas internas.

World's Finest Comics 3-A
Comic Book by DC, Sep 1941

Os heróis só viriam a aparecer juntos nas histórias da revista a partir de 1954.

Em 1943, o herói também teve a distinção de tornar-se o primeiro personagem da DC a ganhar um seriado para cinema, The Batman. O Homem-Morcego e seu parceiro voltaram às telas mais uma vez em 1949, com o seriado Batman and Robin.

Mundo dos Super-Heróis 23
Editora Europa
setembro/outubro 2010
pág. 17

Dossiê fantástico

Os bastidores da criação e curiosidades sobre o Quarteto Fantástico, o primeiro grupo de heróis do Universo Marvel

O nascimento do Quarteto Fantástico em 1961, por mais estranho que possa parecer, deve muito a uma partida de golfe entre profissionais de editoras de quadrinhos. Até então, o gênero dos super-heróis enfrentava a falta de interesse do público, as vendas eram baixas, muitas revistas foram canceladas e todos os editores se concentravam na moda do momento: histórias de suspense e terror.

Justice League of America (1960) 1-A 
Comic Book by DC, Nov 1960

Durante um jogo de golfe entre editores, Jack Liebowitz, o chefão da DC (então conhecida como Nacional Periodics) comemorava o sucesso de uma revista lançada um ano antes, a Liga da Justiça da América, que alcançou ótimas vendas. O fato impressionou Martin Goodman, presidente da Atlas - editora que nos anos 30 se chamava Timely e havia ganho muito dinheiro com super-heróis antes das vendas caírem.

Dona de revistas de guerra, terror, faroeste e romance, a Atlas tinha abandonado seus antigos heróis publicados durante a Segunda Guerra Mundial, como Namor, Capitão América e o Tocha Humana original. Mas Goodman acreditava que outra revista formada por um grupo de heróis poderia competir com a Liga, e encomendou o projeto a melhor dupla criativa de sua editora, Stan Lee e Jack Kirby.

Trabalhando na indústria dos quadrinhos desde 1935, Kirby já era famoso pelas inúmeras histórias que tinha produzido, inclusive o próprio Capitão América, de quem foi co-criador. Mas os tempos eram outros e o desenhista fazia histórias de monstros para pagar as contas. Lee, por outro lado, estava há 22 anos na Atlas, e tinha tentado reviver os heróis da Timely nos anos 50 na revista Young Men, mas o projeto foi cancelado pelo fracasso de vendas.

Lee tinha quase 40 anos e planejava sair do ramo dos quadrinhos para entrar na publicidade, quando rebebeu a encomenda de Goodman. Empolgado com o projeto, começou a discutir com Kirby a produção de um grupo totalmente novo, que misturasse ficção científica, a corrida espacial que os Estados Unidos viviam com a União Soviética, altas doses de caracterização dos personagens, realismo e um pouco de melodrama.

A inspiração veio de um trabalho de Kirby produziu para a DC em 1957, os Desafiadores do Desconhecido. As histórias mostravam como quatro homens, depois de milagrosamente sobreviver a um acidente aéreo, formaram uma equipe de aventureiros para combater criaturas estranhas e vilões futuristas.

Showcase 6-A
Comic Book by DC, Feb 1957

Estava dada a largada para a criação de um grupo que revolucionaria os quadrinhos, tanto como conceito artístico quanto como mercado.

Fonte: MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #5
Págs. 16-18

segunda-feira, 12 de novembro de 2012

O SENTINELA

Sentry (2005) 1-A
Comic Book by Marvel, Nov 2005
Por Ben Morse


O QUE FUNCIONOU ANTES: O ex-melhor amigo do Hulk com mentalidade infantil, o poderoso Defensor Dourado da Decência provavelmente será a primeira linha de defesa de Tony Stark enquanto ele reúne suas forças. No passado o Sentinela possuía o poder de acalmar o Hulk e torná-lo dócil - e se conseguisse fazer isso hoje, poderia levar o Gigante de Jade a uma derrota.

PORQUE NÃO FUNCIONA AGORA: falando francamente, este Hulk não é idiota. É um perspicaz estrategista capaz de prever a utilização do Sentinela por Stark e tomar precauções para não cair em nenhuma armadinha. Não sendo exatamente uma pessoa estável emocionalmente, o Sentinela pode muito bem não conseguir lidar com a situação ao encarar seu velho amigo tão drasticamente alterado.

OPINIÃO DE PAK: "Vale lembrar que a última vez em que estiveram juntos (na minissérie Sentinela, publicada em Novos Vingadores 35 a 40), o Sentinela mentiu para o Hulk, que terminou tendo todos os ossos do seu corpo quebrados. O antigo Hulk pode ter perdoado o Sentinela, mas quem sabe o que irá acontecer agora?"

Wizmania - Número 1 - Maio de 2008
Panini Comics