quarta-feira, 31 de outubro de 2012

OS OMBROS SUPORTAM O MUNDO


Chega um tempo em que não se diz mais: meu Deus.
Tempo de absoluta depuração.
Tempo em que não se diz mais: meu amor.
Porque o amor resultou inútil.
E os olhos não choram.
E as mãos tecem apenas o rude trabalho.
E o coração está seco.

Em vão mulheres batem à porta, não abrirás.
Ficaste sozinho, a luz apagou-se,
mas na sombra teus olhos resplandecem enormes.
És todo certeza, já não sabes sofrer.
E nada espera de teus amigos.

Pouco importa venha a velhice, que é a velhice?
Teus ombros suportam o mundo
e ele não pesa mais que a mão de uma criança.
As guerras, as fomes, as discussões dentro dos edifícios
provam apenas que a vida prossegue
e nem todos se libertaram ainda.
Alguns, achando bárbaro o espetáculo,
prefeririam (os delicados) morrer.
Chegou um tempo em que não adianta morrer.
Chegou um tempo em que a vida é uma ordem.
A vida apenas, sem mistificação.

Carlos Drummond de Andrade
Sentimento do Mundo
Coleção Folha Grandes Escritores Brasileiros - 4

fonte da imagem: True Art Gallery
artist: Jeremy Mann

domingo, 28 de outubro de 2012

ANDRO MEROS

Meros

Obscura série da Tsuburaya Productions que mostrava personagens derivados da Família Ultra. Em rápidas histórias, os Andros, um grupo de guerreiros gigantes em trajes cibernéticos enfrenta versões ciborgues de velhos inimigos dos Ultras, como os aliens Baltan e Knuckle. Os guerreiros principais são Wolf, Marc e Meros, que se suspeita ser Zoffy, o veterano líder da Irmandade Ultra. Os Andros enfrentam o Império Gua, liderado pelo vilão Judah, que faz uma aparição no longa-metragem Ultraman Story. A série teve 45 episódios de 10 minutos de duração, realizados em 1983. A trama foi melhor desenvolvida e explicada no mangá publicado na época, desenhado por Mamoru Uchiyama.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

GÊNIO INDOMADO

Talentoso e briguento, John Byrne foi um dos maiores astros dos quadrinhos nos anos 70 e 80

Por Maurício Muniz

No começo dos anos 60, quando morava com seus pais no Canadá, John Byrne descobriu nas bancas as primeiras revistas do Quarteto Fantástico. Impressionado com a energia e modernidade do gibi, principalmente no traço de Jack Kirby, Byrne decidiu ali que gostaria de trabalhar com quadrinhos. Em 1970, essa paixão levou o rapaz de 20 anos a se matricular na Alberta College of Art e Design, na cidade canadense de Calgary. Mesmo sem completar a faculdade, foi lá que Byrne produziu um de seus primeiros trabalhos em quadrinhos, a tira humorística Gay Guy, para o jornal da instituição. A partir daí, o desenhista entrou lentamente no mercado de quadrinhos norte-americano, primeiro com vários trabalhos menores, até começar a ser notado pela Marvel. Era o começo de uma carreira ímpar nos comics de super-heróis. Acompanhe seus principais feitos.

Por Maurício Muniz

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #7 - Novembro/Dezembro de 2007 - Editora Europa.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

VIÚVA-NEGRA

The Black Widow


Após a suposta morte de seu marido Alex, um piloto de provas, Natasha Romanoff se alistou na agência de espionagem soviética, a KGB. Sendo já uma dançarina e atleta soberbamente treinada, Romanoff aprendeu as artes de espionagem e foi condecorada com o cognome de Viúva-Negra. Sua primeira missão foi se infiltrar nas indústrias Stark, na América, e auxiliar seu parceiro Boris no assassinato do dissidente russo, professor Anton Venko, o primeiro Dínamo Escarlate. Em sua quarta missão, ela recebeu um uniforme especial projetado pelo cientista soviético Brushnev. Natasha não demorou a abandonar a União Soviética e oferecer seus serviços para SHIELD. Agindo por algum tempo ao lado do herói cego, Demolidor - com quem manteve um conturbado romance -, a Viúva Negra acabou se separando dele para retornar ao campo de espionagem. Criada em 1964 por Stan Lee, a bela ruiva não possuiu força sobre-humana, sendo, contudo, um atleta de nível olímpico. Seu uniforme está equipado com microventosas de sucção na região dos dedos e pés, o que a torna capaz de subir em paredes e tetos. Os cartuchos em suas pulseiras contém um dispositivo de impulsão capaz de lançar um fio com gancho a uma distância de até trinta e cinco metros. As pulseiras também possuem um pequeno aparelho que pode emitir uma descarga de trinta mil volts a uma distância de três metros. Outros cartuchos nas pulseiras contêm cápsulas de gás lacrimogêneo e um transmissor de rádio.

Fear Itself: Black Widow 1-A 
Comic Book by Marvel, Aug 2011  

Fonte: Dicionário Marvel - 207-208
Capitão América #71 - Abril de 1985

domingo, 21 de outubro de 2012

SONJA, A GUERREIRA

Red Sonja


Criada pelo escritor americano Robert E. Howard - o mesmo que deu vida a Conan e Kull -, Sonja vivia na Era Hiboriana, numa fazenda da nação conhecida como Hirkânia. Nascida em uma família bastante modesta, sua mãe era uma mulher de grande fibra, e seu pai, um mercenário aposentado. Junto com seus dois irmãos, eles compunham um lar feliz. Todos os dias, o pai de Sonja pacientemente ensinava aos filhos homens o manejo da espada, enquanto à menina só era permitido assistir às instruções. A bela ruiva, contudo, não aceitava aquilo e, quer por orgulho, quer por ciúme de seus irmãos, todas as noites saia escondida para praticar o que lhe era proibido. De repente, num agradável dia de outono, uma tropa de mercenários surgiu das montanhas. Eram antigos companheiros de seu pai, convidando-o a unir-se a eles para a campanha de inverno, onde iriam agir no reino de Khitai. Recusando o convite, o velho foi morto pelos ex-companheiros. Em seguida, os criminosos chacinaram sua mulher e filhos, e o líder deles violentou a linda Sonja. Ateando fogo à casa, os mercenários partiram e, por milagre, a jovem ruiva conseguiu escapar das chamas, enrolando seu corpo em um cobertor molhado. Deixando a casa, desesperada, ela tombou no chão, quase desfalecida, quando a visão de uma deusa chamou-lhe a atenção. Com uma voz que lembrava música e o ribombar de trovões, a divindade falou à jovem que poderia conceder-lhe força para vencer seu sofrimento e assumir a emocionante vida de guerreira. Para que isso acontecesse, Sonja teria que fazer um juramento de jamais permitir que homem algum tocasse seu corpo, a não ser aquele que a vencesse numa batalha. Aceitando as condições propostas, a ruiva foi tocada pela espada da deusa e, a partir de então, tornou-se outra pessoa. Cheia de coragem e empunhando uma lâmina como ninguém, ela saiu a vagar por todo o continente, oferecendo seus serviços de guerreira ao exército que melhor lhe pagasse. De todos os homens que conheceu até hoje, o que mais a impressionou foi Conan, o bárbaro.

Fonte: Dicionário Marvel - 179
O Incrível Hulk #19 - Janeiro de 1985

Red Sonja (2005) 69-A 
Comic Book by Dynamite Entertainment, Jan 2012