segunda-feira, 30 de abril de 2012

Dossiê VINGADORES - Anos 2000

Avengers (1963) 500-A
Comic Book by Marvel, Sep 2004

Mais do que nunca, eles estão em alta e fazem jus ao título de "Heróis mais poderosos da Terra". Conheça diversas curiosidades e as principais mudanças ocorridas nos Vingadores ao longo de quatro décadas

Dossiê VINGADORES - Anos 2000


O fim de
uma era

Os anos 2000 não foram nada fáceis para os Vingadores. Para os leitores, porém, é uma das melhores fases da equipe

Jota Silvestre

Depois de sobreviveram a Rob Liefeld, os Vingadores bem que, mereciam um descanso. Em vez disso, o início do novo milênio reservou momentos dramáticos para o grupo durante o arco de histórias A Queda, com a morte de membros importantes, a dissolução do grupo e o surgimento dos Novos Vingadores.

New Avengers (2005) 1-A
Comic Book by Marvel, Jan 2005

Em 1997, com o fim da série Heróis Renascem, o roteirista Kurt Busiek e o veterano desenhista George Pérez foram chamados para reorganizar a equipe no Universo Marvel convencional. HERÓIS RENASCEM: O RETORNO, como ficou conhecida essa fase aqui no Brasil, estreou em Avengers Vol. 3 número 1, de fevereiro de 1998. Na história, ex-Vingadores são atacados por seres asgardianos em várias partes do mundo. Para deter a ameaça, Capitão América, Homem de Ferro, Gigante, Vespa e Thor, reúnem todos os heróis que participaram do grupo no passado.

Avengers (1998) 1-A
Comic Book by Marvel, Feb 1998

Avengers (1998) 2-B
Comic Book by Marvel, Mar 1998

Os ataques revelam-se uma armadilha de Morgana Le Fey para atrair a Feiticeira Escarlate, drenar seus poderes e criar uma realidade alternativa onde reinaria soberana. A bruxa acaba derrotada com a ajuda de Magnum, dado como morto anos antes.

Avengers (1998) 3-A
Comic Book by Marvel, Apr 1998

Avengers (1998) 4-A
Comic Book by Marvel, May 1998

Depois desta aventura, os Vingadores percebem que o grande número de membros ativos - em torno de 40 - tornou-se um problema. Ao tentar impedir um assalto a banco, os heróis literalmente batem cabeça e deixam o vilão Tufão escapar.

Duane Freeman, substituto de Raymond Sikorsky como oficial de ligação da equipe com o governo, ajuda a recompor apenas com Capitão América, Homem de Ferro, Thor, Visão, Feiticeira Escarlate, Gavião Arqueiro, Warbird (ex-Miss Marvel), Justiça e Flama (dos Novos Guerreiros). Todos os demais vão para a reserva. A fase Busiek-Pérez é uma das mais aclamadas dos Vingadores, graças ao realismo das histórias e às páginas cheias de detalhes e ação.

Avengers (1998) 7-A
Comic Book by Marvel, Aug 1998

Avengers (1998) 10-A
Comic Book by Marvel, Nov 1998

Dramas pessoais

Geoff Johns assumiu os roteiros em Avengers 57 e continuou o trabalho de explorar a personalidade de cada Vingador. Foi uma época de muitas desavenças internas e dramas pessoais, como a morte do Valete de Copas (Jack Hart), Confiança Mundial é o arco mais significativo deste período. Depois que várias capitais desapareceram misteriosamente, a ONU entrega aos Vingadores o governo de todo o planeta. Os heróis derrotam o Escorpião, do grupo criminoso Zodíaco, e devolvem o comando aos países. Como reconhecimento, a ONU confere aos Vingadores o status de potência mundial.

Avengers (1998) 57-A
Comic Book by Marvel, Oct 2002

Avengers (1998) 60-A
Comic Book by Marvel, Jan 2003

Ao longo dos anos 2000, a equipe sofreu vária mudanças, com o entra-e-sai de membros novos e antigos. No final de 2004, os Vingadores eram Capitão América, Homem de Ferro, Vespa, Jaqueta Amarela, Feiticeira Escarlate, Visão, Gavião Arqueiro, Falcão, Mulher-Hulk, Pantera Negra, Homem-Formiga 2 e a novata Capitã Britânia (Kelsey Leigh).

New Avengers (2005) 1-D
Comic Book by Marvel, Jan 2005

New Avengers (2005) 3-A
Comic Book by Marvel, Mar 2005

New Avengers (2005) 4-A
Comic Book by Marvel, Apr 2005

New Avengers (2005) 5-A
Comic Book by Marvel, May 2005

Foi esta formação que Brian Michael Bendis encontrou em Avengers 500 (a edição americana retomou a numeração original), quando assumiu o título com a declarada intenção de acabar com os Vingadores. Tem início A Queda.

Avengers (1963) 501-A
Comic Book by Marvel, Oct 2004

Na trama, o falecido Valete de Copas reaparece em frente à Mansão dos Vingadores, explode inexplicavelmente e provoca a morte do Homem-Formiga. Longe dali, Tony Stark começa a agir como se tivesse bêbado durante seu discurso nas Nações Unidas.

De volta à Mansão, uma nave pilotada por Visão despenca do céu e destrói o que restava do quartel-general dos Vingadores. Contra a sua vontade, o sintozóide libera réplicas de Ultron e dá início a uma feroz batalha. Quando tudo parecia resolvido, a Mulher-Hulk perde o controle, rasga o Visão ao meio e só é contida com a chegada do Homem de Ferro.

Avengers (1963) 502-A
Comic Book by Marvel, Nov 2004

Vários ex-Vingadores atendem ao sinal de emergência e chegam a tempo de enfrentar um surpreendente ataque dos Krees. Mesmo cercado e ferido, o Gavião Arqueiro destrói a nave-mãe dos invasores, mas acaba morto.

Com a ajuda do Doutor Estranho, os heróis descobrem quem está por trás de todo este horror: a Feiticeira Escarlate. Ao lembrar que havia perdido seus dois filhos, a mutante teve um colapso e inconscientemente decidiu vingar-se dos colegas que lhe omitiram o fato. Descontrolada, ela entra em confronto com os Vingadores até ser colocada em coma por Estranho. No final, Magneto surge e resgata sua filha.

Avengers (1963) 503-A
Comic Book by Marvel, Dec 2004

Na Terra, os Vingadores são expulsos das Nações Unidas e Tony Stark anuncia que não poderá mais financiar as atividades do grupo. Enquanto isso, Thor morre junto com todos os Asgardianos durante a saga Ragnarok. Ainda contando seus mortos, não resta aos heróis outra alternativa: é o fim dos Vingadores.

A Queda não só abriu caminho para a origem dos Novos Vingadores como também deu início a mais um arco do universo mutante, Dinastia M. Mais isto é assunto para um próximo dossiê dos X-Men.

New Avengers (2005) 7-A
Comic Book by Marvel, Jul 2005

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS - 7
págs. 28-29

novembro/dezembro de 2007
EDITORA EUROPA

quinta-feira, 12 de abril de 2012

O POETA DISTANTE DA SUA AMADA


XII

Olhos suaves, que em suaves dias
Vi nos meus tantas vezes empregados;
Vista, que sobre esta alma despedias
Deleitosos farpões, no céu forjados:

Santuários de amor, luzes sombrias,
Olhos, olhos da cor de meus cuidados,
Que podeis inflamar as pedras frias,
Animar os cadáveres mirrados:

Troquei-vos pelos ventos, pelos mares,
Cuja verde arrogância as nuvens toca,
Cuja horríssona voz perturba os ares:

Troquei-vos pelo mal, que me sufoca;
Troquei-vos pelos ais, pelos pesares:
Oh câmbio triste! oh deplorável troca!

Bocage
O delírio amoroso &
outros poemas
Sonetos Eróticos

L&PM Pocket, vol. 382
junho de 2011

imagem: True Art Gallery
Artist: Juan Medina

terça-feira, 10 de abril de 2012

INSÔNIA


V

Já sobre o coche de ébano estrelado
Deu meio giro a noite escura e feia;
Que profundo silêncio me rodeia
Neste escuro bosque, à luz vedado!

Jaz entre as folhas Zéfiro abafado,
O Tejo adormeceu na lisa areia;
Nem o mavioso rouxinol gorjeia,
Nem pia o mocho, às trevas costumado:

Só eu velo, só eu, pedindo à sorte
Que o fio, com que está minh'alma presa
À vil matéria lânguida, me corte:

Consola-me este horror, esta tristeza;
Porque a meus olhos se afigura a morte
No silêncio total da Natureza.

Bocage
O delírio amoroso &
outros poemas
Sonetos Eróticos

L&PM Pocket, vol. 382
junho de 2011

sábado, 7 de abril de 2012

Hoobastank - The Reason



ƸӜƷ I've found out a reason for me 
To change who I used to be 
A reason to start over new 
And the reason is you ƸӜƷ

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Dossiê VINGADORES - Anos 90

Avengers (1963) 313-A
Comic Book by Marvel, Jan 1990

Mais do que nunca, eles estão em alta e fazem jus ao título de "Heróis mais poderosos da Terra". Conheça diversas curiosidades e as principais mudanças ocorridas nos Vingadores ao longo de quatro décadas

Dossiê VINGADORES - Anos 90

Tempo de
mudanças

Os anos 90 trouxeram diversas mudanças para os maiores heróis da Terra: novos membros, dissidências, morte e renascimento

Por Claudio Murena

Os Vingadores terminavam sua participação na maxissérie Atos de Vingança (quando os vilões da editora se uniram e inverteram os papéis, enfrentando heróis que não estavam acostumados com seus poderes e táticas) no início dos anos 90, época em que a equipe enfrentou um momento de relativo marasmo, apesar da criação de novos personagens, como o Rage e Quasar, e a inclusão de personagens como o ex-vilão Homem-Areia.

Avengers (1963) 319-A
Comic Book by Marvel, Jul 1990

Os primeiros anos da década contaram com o trabalho de uma série de artistas, incluindo nomes como John Byrne, Larry Hama, Scott Lobdell, Fabian Nicieza e David Micheline nos textos e Paul Ryan, Tom Palmer, Paul Abrams, Kirk Jarvisen, Kevin West, Andy Kubert e Jard Duursema nos desenhos, mas a principal dupla de criação da equipe nesta época foi composta pelo escritor Bob Harras e pelo desenhista Steven Epting, que trabalharam juntos da edição 334 a 375 de Avengers. A principal história da dupla foi a saga Operação Tempestade Galáctica, uma guerra entre os Krees e Shiars que envolveu a Terra e seus maiores heróis em uma trama que acabou com a ruptura e reformulação da equipe, com a saída temporária de alguns de seus principais membros, como Capitão América e Homem de Ferro. Nesta época fizeram parte da equipe: Cavaleiro Negro, Sersi, Mercúrio, Cristalys, Hércules, Visão e Viúva Negra como líder. Outro momento importante foi a dissolução dos Vingadores da Costa Oeste em votação decidida pelo parecer final do Homem de Ferro, que em seguida entregou seu cartão de membro e fundou o grupo chamado Força Tarefa junto dos antigos membros do oeste, como Feiticeira Escarlate, Mulher-Aranha II (Júlia Carpenter), Agente Americano e Magnum.


Avengers (1963) 334-A
Comic Book by Marvel, Jul 1991

Avengers (1963) 375-A 
Comic Book by Marvel, Jun 1994

Com a saída de Epting do título, o astro brasileiro Mike Deodato Jr. assumiu a arte do título na edição 380, mas nem seu traço - na época bastante irregular devido ao excesso de trabalho para Marvel (Thor), DC (Mulher-Maravilha) e Image (Glory) - ajudou a alavancar as vendas do título. Essa fase marcada com a saga The Crossing, que se espalhou pelos títulos Iron Man, War Machine, Avengers e Force Works durante cinco meses (de outubro de 1995 a fevereiro de 1996), e mostrou uma batalha entre os Vingadores e Kang, o conquistador. O vilão ressurgiu após a equipe descobrir que havia sido traída por um dos seus fundadores, o Homem de Ferro, que matou diversos personagens e feriu gravemente a Vespa e uma versão adolescente de si mesmo (retirado do passado pelos heróis para que derrotasse sua versão futura) antes de se redimir e morrer ao destruir o equipamento que seria usado para transportar Kang e seus aliados pelo tempo.

Avengers (1963) 380-A
Comic Book by Marvel, Nov 1994

Avengers (1963) 391-A
Comic Book by Marvel, Oct 1995

Essa série foi duramente criticada pelos leitores, e as novas versões do Homem de Ferro adolescente e da Vespa, agora um híbrido entre humana e inseto, duraram poucos meses até que a equipe pulasse para outra reformulação.

Avengers (1963) 394-A
Comic Book by Marvel, Jan 1996

Iron Man (1968) 326-A
Comic Book by Marvel, Mar 1996

As grandes estrelas da editora no período eram os X-Men e, como não poderia deixar de ser, a história que mudou os rumos dos Vingadores contava com os mutantes como foco principal: na minissérie Massacre, um ser que reunia todas as frustrações de Charles Xavier e as tendências violentas de Magneto atacou os maiores heróis da editora, sendo derrotado apenas com a união das equipes X com o Quarteto Fantástico, Vingadores e Hulk, que aparentemente morreram em combate. Essa perda possibilitou o surgimento de novos personagens como os Thunderbolts - equipe que assumiu o lugar dos Vingadores como principal equipe não-mutante do planeta, e que passou a ocupar o Four Freedoms Plaza, sede do Quarteto Fantástico. Descobriu-se posteriormente que essa equipe era formada por antigos vilões disfarçados, incluindo antigos membros dos Mestres do Terror, agora conhecidos como Soprano (Colombina), Mach IV (Besouro), Atlas (Golias) e Meteorita (Rocha Lunar), comandados pelo Barão Zemo, antigo vilão do Capitão América. Essa equipe acabou derrotada quando parte dos vilões se regeneraram e uniram-se aos outros heróis para enfrentar seus antigos companheiros.

Onslaught: Marvel Universe
Comic Book by Marvel, Oct 1996

Thunderbolts 0-A 
Comic Book by Marvel, Jan 1997


Heróis Renascem

Os anos 90 viam a ascendência de artista como Jim Lee, Erik Larsen, Rob Liefeld e Todd MacFarlane que, após tornarem títulos como Homem-Aranha e X-Men sucessos de vendas, montaram uma nova editora para competir com a Marvel e a DC: era o nascimento da Image Comics. Com a saída de seus principais talentos, a Marvel viu-se em uma situação delicada tanto na parte artística quanto financeira, chegando a decretar falência em 1997. Era hora de trazer de volta alguns dos seus maiores vendedores, e a Marvel fez isso quando recontratou Jim Lee e Rob Liefeld para assumir quatro dos principais títulos da editora após a saga Massacre; com Lee ficaram Homem de Ferro e Quarteto Fantástico, e para Liefeld coube reestruturar os títulos Capitão América e Vingadores.

Avengers (1996) 1-A
Comic Book by Marvel, Nov 1996


Iron Man (1996) 6-A 
Comic Book by Marvel, Apr 1997


Captain America (1996) 6-A 
Comic Book by Marvel, Apr 1997


Fantastic Four (1996) 3-A 
Comic Book by Marvel, Jan 1997

Após os eventos do Massacre, começa a série Heróis Renascem, quando os personagens que aparentemente haviam morrido na verdade foram transportados pela mente de Franklin Richards (filho de Reed e Sue Richards, do Quarteto Fantástico) para a realidade alternativa, na qual recomeçaram suas vidas, sem qualquer lembranças passadas. Essa estratégia visava aproximar os novos leitores destes personagens clássicos reformulando-os de acordo com as tendências da época, o que acabou se tornando mais uma tentativa sem sucesso que gerou verdadeiro ódio entre os leitores antigos, que boicotaram os lançamentos.

Avengers (1996) 6-A
Comic Book by Marvel, Apr 1997

Apesar de ter feito muito sucesso em títulos como Novos Mutantes e X-Force, Liefeld já não contava com a simpatia dos leitores e seu polêmico trabalho como co-roteirista e desenhista não durou nem as 12 edições previstas no contrato. Logo deixou os desenhos nas mãos de jovens artistas como Chap Yaep, Ian Churchil, Michael Ryan e Anthony Winn, e nos textos contou com a colaboração de Jim Valentino e Jeph Loeb até deixar totalmente o projeto, sendo substituído por Walt Simonson na edição 8 da publicação. Após a edição 12 das quatro revistas do projeto Heróis Renascem, a minissérie HERÓIS RENASCEM: O RETORNO trouxe todos os heróis de volta ao universo Marvel original, retomando de onde haviam parado, mas, desconsiderando todos os eventos da série The Crossing, incluindo a morte de Tony Stark, o que só foi explicado três anos depois em uma história curta publicada em Avengers Annual 2001.

Avengers (1996) 8-A
Comic Book by Marvel, Jun 1997

Heroes Reborn: The Return 4-B 
Comic Book by Marvel, Dec 1997

Avengers Annual 2001-A
Comic Book by Marvel, Jan 2001

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS - 7
págs. 26-27

novembro/dezembro de 2007
EDITORA EUROPA

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Dossiê VINGADORES - Anos 80

Avengers (1963) 191-A
Comic Book by Marvel, Jan 1980

Mais do que nunca, eles estão em alta e fazem jus ao título de "Heróis mais poderosos da Terra". Conheça diversas curiosidades e as principais mudanças ocorridas nos Vingadores ao longo de quatro décadas

Dossiê VINGADORES - Anos 80

Universo
em expansão

Novas equipes, novos personagens e algumas polêmicas marcaram os Vingadores nos anos 80

Por André Morelli

Mesmo considerado um período pouco criativo para os Vingadores, a década de 80 contou com algumas grandes sagas. Em sua fase final no título, Jim Shooter se aprofundou na personalidade de Henry Pym, ao explicar suas constantes mudanças de uniforme como sintomas de um complexo de inferioridade aliado a outros problemas de personalidade. Shooter levou o cientista ao fundo do poço: Pym espancou sua esposa Vespa, foi dominado pelo Ultron e atacou os Vingadores; depois foi expulso da equipe por conduta desonrosa e preso pelo suposto assassinato de um seus antigos vilões, o Cabeça de Ovo. No final da história, Pym consegue se reerguer e provar sua inocência, mas após tantos problemas, decide se afastar da vida heroica e ficou anos longe dos Vingadores.

Avengers (1963) 194-A
Comic Book by Marvel, Apr 1980

Com a saída de Shooter em 1982, o veterano escritor Roger Stern assumiu o título e permaneceu cinco anos à frente da equipe. Um interessante conceito desenvolvido por Stern foi o da existência de diversos Kang - o vilão manipulador do tempo - vivendo em realidades alternativas, resultado de variantes causadas pelas suas constantes viagens no tempo. Como resultado, surgiu o Conselho de Kangs, que passou a eliminar Kangs que fossem considerados inferiores.


Avengers (1963) 215-A
Comic Book by Marvel, Jan 1982

Outra criação do argumentista foram os Vingadores da Costa Oeste, novo grupo idealizado pelo Visão para aumentar o alcance de atuação dos heróis. A equipe se estabeleceu em uma ilha artificial na costa de Los Angeles conhecida como Hidrobase e vivia suas histórias em seu próprio título, o West Coast Avengers. Outro destaque do período foi a arte das revistas que ficou a cargo dos irmãos John e Sal Buscema, veteranos desenhistas da Marvel que assumiram a publicação diversas vezes durante os anos 80.

Avengers (1963) 221-A
Comic Book by Marvel, Jul 1982

West Coast Avengers (1984) 1-A
Comic Book by Marvel, Sep 1984

Igual a outros períodos, a mudança de membros dos Vingadores também manteve-se constante. Mulher-Hulk, Starfox, Namor, Tigresa, Harpia, Doutor Druída, Agente Americano, Gilgamesh e Capitã Marvel foram alguns dos membros inusitados que fizeram parte do time. Até mesmo personagens com fortes carreiras-solo se transformaram em Vingadores, como o Reed Richards e Sue Storm, do Quarteto Fantástico, e o Homem-Aranha. E foi por transformar a novata Capitã Marvel na líder da equipe que Roger Stern acabou afastado do título pelo então editor Mark Gruenwald, que preferiu o Capitão América no cargo, como uma forma de aumentar as vendas da revista solo do supersoldado.

Avengers (1963) 232-A
Comic Book by Marvel, Jun 1983

Avengers (1963) 234-A
Comic Book by Marvel, Aug 1983

Depois de uma passagem atrapalhada de Walter Simonson pela publicação, em 1989 o cultuado John Byrne recebeu a proposta de escrever os Vingadores e escrever e desenhar os Vingadores da Costa Oeste, numa trama unificada para as duas revistas. Byrne reformulou o Visão e trouxe de volta um personagem esquecido da Era de Ouro, o Tocha Humana Original. Também criou uma espécie de triangulo amoroso entre a Feiticeira Escarlate, o Visão e o Magnum, além de explorar os problemas emocionais que levaram Wanda à loucura e a uma aliança com seu pai, o vilão Magneto. Mas sua passagem pelos Vingadores foi curta, e logo os heróis estavam diante de uma nova década e de novos problemas.

Avengers (1963) 236-A
Comic Book by Marvel, Oct 1983

Avengers (1963) 300-A 
Comic Book by Marvel, Feb 1989

West Coast Avengers (1985) 45-A 
Comic Book by Marvel, Jun 1989

Avengers West Coast 50-A 
Comic Book by Marvel, Nov 1989

Avengers West Coast 56-A 
Comic Book by Marvel, Mar 1990

Avengers West Coast 57-A 
Comic Book by Marvel, Apr 1990

MUNDO DOS SUPER-HERÓIS - 7
págs. 24-25

novembro/dezembro de 2007
EDITORA EUROPA