sexta-feira, 29 de abril de 2011

IMPRIMINDO A LENDA...



A HISTÓRIA DO UNIVERSO DC sempre foi um gibi difícil de se explicar. A princípio, foi concebida para ser as edições 11 e 12 de CRISE NAS INFINITAS TERRAS, quando CRISE estava programada para ter apenas dez edições em vez das doze que acabou tendo. Para aqueles interessados em trivialidades históricas, a série CRISE foi anunciada, num primeiro momento, em um editorial da DC como "A História do Universo DC".
O propósito original da narrativa era ser um epílogo para a Crise. Naquela maxissérie, nós apanhamos 50 anos de história da editora e, dependendo de seu ponto de vista, destruímos completamente a DC ou demos a ela um novo começo. Felizmente, uma vez que os fãs e profissionais escolheram Crise como o segundo melhor gibi do Século 20, eu gosto de pensar que nós ajudamos a parir os próximos 50 anos da DC, e não enterrá-los. Assim que Crise chegou ao fim, eu sabia que precisariamos contar aos leitores que heróis e mundos ainda viviam e quais haviam sido destinados às profundezas ensacadas de sua coleções. No entanto, como fazer isso era a questão. Quando criança, eu adorava a série de livros da Time-Life, quer abordassem o Velho Oeste, a Segunda Guerra Mundial, ou como explicavam as supertições do mundo. Eram livros de arte com texto em quantidade suficiente para lhe conferir o conhecimento básico sobre um tema sem sobrecarregar demais. Sob muitos aspectos, eram livros de texto para os olhos, não para a mente. Uma vez que eu queria, antes de mais nada, um belo gibi para se contemplar, achei que essa abordagem seria perfeita para uma visão geral do novo Universo DC. Com esse propósito, só havia uma pessoa indicada para desenhá-la.
George Pérez ainda estava ilustrando Crise quando sugeri tornar HISTÓRIA um gibi isolado. Depois de desenhar 79 quadros por página em CRISE, ilustrar duas ou três cenas seria uma forma de agradecer a George. E, depois do planejamento muito detalhado e esquematizado que havia sido Crise, redigir algumas palavras aqui e ali para História seria um mimo para mim mesmo.
Ao menos, esse era o plano.
A HISTÓRIA DO UNIVERSO DC foi um pesadelo para se escrever, talvez o projeto mais difícil em que já trabalhei.
Vamos ignorar os cinco anos de detalhada pesquisa que tornou possível este gibi e atacar as fofocas sórdidas sobre as quais eu sei que você prefere ler. No dia seguinte ao que terminei de redigir Crise, eu sai de férias para uma longa viagem pela Europa. Quando voltei, pretendia começar a escrever História.
Mais uma vez, esse era o plano.
Eu não lembro do por que, mas George precisava começar História antes do esperado, o que significava que, em vez de escrever um roteiro completo como pretendia, tive de escrever uma versão-esboço da trama. George desenharia, e eu então meteria os diálogos. Na boa, eu pensei. Era assim que nós havíamos trabalhado em Novos Titãs e Crise. Eu voltei das férias e decidi me mudar de Nova York para a ensolarada Los Angeles, bem a tempo de perder as neves do inverno. Então, enquanto George realizava sua mágica habitual, eu me encontrava sentado a sós no chão de uma casa sem móveis (o caminhão de mudanças ainda não havia chegado), encostado na parede, digitando sem parar no meu laptop.
Ainda assim, aquela era apenas uma incoveniência desconfortável, não um proverbial pesadelo.
Uma vez que História era um gibi histórico, era vital que eu redigisse as informações necessárias e depois deixasse George desenhar ao redor de textos já compostos e diagramados.
Lembre-se: esse era o plano.
O que eu não levei em conta era que, com George desenhando as páginas antes, eu teria de redigir a história muito complexa da DC no espaço que sobrasse pra mim. Isso significava que eu precisaria, às vezes, escrever muito mais do que pretendia - para preencher uma área em branco muito grande - ou bolar como redigir parágrafos informativos num espaço que só me permitiria digitar um máximo de, sei lá, dez palavras.
Felizmente, em 90% do tempo, George fez escolhas corretas e me deixou exatamente o espaço de que eu necessitava. No entanto, às vezes, eu acabava sentado no chão, traduzindo polegadas em paicas e calculando exatamente quantas letras se encaixariam no espaço de uns três centímetros de altura por oito de largura, depois tentando dizer o que era preciso naquele espaço, tornando-o não só informativo, mas - assim eu esperava - legível e divertido. História acabou sendo menos uma questão de redação e mais um lance de digitação torturante avançada.
Ainda assim, quando vi o resultado final, percebi que havíamos cumprido nosso dever. Para o bem ou para o mal, minha redação disse o que era necessário e a ilustração de George foi, como sempre, magnífica.
A HISTÓRIA DO UNIVERSO DC foi publicada em 1986. Como era de se esperar, a história da DC não parou de ser escrita depois que esse gibi chegou às prateleiras. Continuou a mudar e a evoluir. Muito do que foi escrito naquela época não é mais válido, mas foi a história da DC em determinado momento e ainda tem seu valor como realização que, como a Crise que a tornou necessária, merece ser visitada. Eu posso não ter gostado o tempo todo do processo de redigi-la, mas acho que você vai se divertir com a sua leitura.

-Marv Wolfman
7 de novembro de 2001

Crisis on Infinite Earths 1-A
Comic Book by DC, Apr 1985


Fonte:
A HISTÓRIA DO UNIVERSO DC
MAIO 2009
Págs. 3 e 4


quinta-feira, 28 de abril de 2011

MARVEL MAX 53

# 53 (JANEIRO/2008)
R$ 6,90
Panini Comics

Wisdom 1-A
Comic Book by Max, Jan 2007

OS RUDIMENTOS DA SABEDORIA
PARTE UM: O DIA EM QUE AS FADAS SE MANIFESTARAM
The Rudiments of Wisdom, Part One: The Day the Fairies Came Out
WISDOM
Roteiro: Paul Cornell
Desenhos: Trevor Hairsine
Arte-final: Paul Neary com Trevor Hairsine
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Paulo França

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 10-A
Comic Book by Marvel, Jan 2007

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Paulo França

Bullet Points 3-A
Comic Book by Marvel, Mar 2007

TIROS NA NOITE 3
O QUE SOBE TEM QUE DESCER
Trajectories in Flight
PETER PARKER X STEVE ROGERS
Escrito por: J. Michael Straczynski
Ilustrado por: Tommy Lee Edwards
Editor original: Mark Paniccia
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Paulo França


Punisher (2004) 31-A
Comic Book by Max, May 2006

BARRACUDA
PARTE UM
Barracuda, Part One
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Goran Parlov
Cores: Guila Brusco
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Paulo França

A ESTRELA ARDENTE

Nenhuma outra mulher emitiu brilho mais intenso e genuíno no firmamento artifical que é Hollywood do que Elizabeth Taylor

Memória
É difícil saber pelo que Elisabeth Taylor foi mais famosa. Se pelos olhos amendoados que, em seu violeta intenso, eram o destaque de uma beleza arrebatadora. Se pela doçura que fez dela a maior estrela infantil da década de 40, ou se pela sensualidade explosiva que, adulta, procurou mais e mais em seus papéis. Se pelos excessos da sua era balzaquiana e pelas excentricidades da maturidade, ou se pelos inacreditáveis oito casamentos - em particular os dois com Richard Burton, que entre os anos 60 e 70 garantiram fofoca em fartura aos interessados nessa atividade. Bem mais fácil é enumerar as coisas de que ninguém poderia acusar Elizabeth Taylor: comedimento, insipidez, reserva, fraqueza, frieza, inapetência, insinceridade. Nas palavras de Joseph L. Manckiewicz, que a dirigiu em Cleópatra, Liz vivia a vida como se esta fosse um filme. Morta na quarta-feira 23 de insuficiência cardíaca, aos 79 anos, em Los Angeles, Liz foi a maior estrela de Hollywood. E o foi de um jeito que hoje, na era das celebridades, já não se pode mais ser - a um só tempo onipresente e inatingível, motivo de escândalo e inspiradora de novos comportamentos. Foi pioneira em viver em público uma vida amorosa tórrida, quando às mulheres cabia ocultar as idas e vindas intempestivas do desejo. Foi a primeira mulher a abraçar a condição de ícone gay. Foi uma atriz corajosa, disposta a, em pleno auge, se mostrar gorda e vulgar como uma esposa cujo casamento está ruindo, em Quem Tem Medo de Virginia Woolf? (de 1966, seu segundo Oscar; o primeiro viera seis anos antes, por Disque Butterfield 8). Foi das primeiras a admitir a luta com o álcool e os medicamentos e internar-se em clínicas de reabilitação - e também a se lançar de corpo e alma na benemerência. Depois da morte do amicíssimo Rock Hudson em decorrência de aids, levantou mais de 100 milhões de dólares para a pesquisa da doença; e, entre outras façanhas, vendeu um diamante de extraordinário valor material e afetivo para construir um hospital em Botsuana - país em que, numa cabana em uma aldeia, se casara pela segunda vez com Burton, em 1975. Passional, hiperbólica e entregue, Liz emitiu brilho genuíno no firmamento artificial que é Hollywood.


POR ISABELA BOSCOV

GATA EM TETO DE ZINCO QUENTE (1958)


A primeira interpretação verdadeiramente visceral de Liz: seu terceiro marido, Mike Todd, morreu no início das filmagens. Foi seu primeiro filme baseado numa peça de Tennessee Williams, e aquele em que está mais devastadoramente sensual


Fonte da imagem: adoro cinema


Fonte: revista VEJA - edição 2210 - Ano 44 - nr. 13 - 30 de março de 2011
UMA PUBLICAÇÃO DA EDITORA ABRIL

quarta-feira, 27 de abril de 2011

MARVEL MAX 52

# 52 (DEZEMBRO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Punisher (2004) 30-A
Comic Book by Max, Apr 2006

OS ESCRAVISTAS
Conclusão
The Slavers, Conclusion
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Koblish
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Hood 6-A
Comic Book by Max, Dec 2002

O SANGUE QUE VEM DAS PEDRAS
CAPÍTULO 6
The Hood: Blood From Stones, Chapter 6

O CAPUZ
Roteirista: Brian K. Vaughan
Desenhista: Kyle Hotz
Arte-finalista: Eric Powell
Colorista: Brian Haberlin, do Estúdio Avalon
Editor original: Tom Brevoort
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradutores: Jotapê Martins/FL
Letrista: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

O CAPUZ
criado por Vaughan e Hotz

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 9-A
Comic Book by Marvel, Dec 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Bullet Points 2-A
Comic Book by Marvel, Feb 2007

TIROS NA NOITE 2
TRAJETÓRIAS ENTRECRUZADAS
Trajectories in Flight
PETER PARKER
Escrito por: J. Michael Straczynski
Ilustrado por: Tommy Lee Edwards
Editor original: Mark Paniccia
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

terça-feira, 26 de abril de 2011

TALENTOS MÚLTIPLOS

São muitos os exemplos de gênios multidisciplinares ao longo da história

Muito antes de Cristo, Aristóteles abordava assuntos relacionados a física, metafísica, poesia, teatro, música, lógica, retórica, governo, ética, biologia e zoologia. No campo das Ciências Bilógicas, algumas de suas observações só foram postas à prova no século 19. Foi ele também quem fez o primeiro estudo formal sobre lógica e até hoje é objeto de estudos acadêmicos devido ao alcance de suas ideias e reflexões.
Leonardo Da Vinci, um gênio em vários campos, atuou em áreas tão distintas que a citação aqui seria impossível. Mais conhecido como o pintor de Mona Lisa, Da Vinci foi também um preciso anatomista, realizando estudos sobre músculos, esqueleto, órgãos internos etc. Além de engenheiro e inventor, sendo um dos primeiros a estudar o voo, também percorreu áreas como música, urbanismo, escultura, estratégia militar etc.
Apesar de o Renascimento favorecer a especialização com o acúmulo de conhecimento, a multidisciplinaridade continuava a fascinar pensadores como o inglês Isaac Newton. Além de descrever a gravitação universal e fundamentar as leis da mecânica, Newton também foi teólogo, alquimista, matemático e filósofo.
Um dos líderes do romantismo alemão, Johann Wolfgang Goethe, escreveu romances, autobiografia, peças de teatro e reflexões sobre arte e literatura. Também se destacou nas Ciências Naturais quando elaborou uma Teoria das Cores, em oposição à de Newton, e pesquisou sobre botânica e mineralogia.
O Brasil também tem seus gênios em vários campos, como Santos Dumont, o aeronauta e inventor, que também se aventurou pelo esporte, praticando alpinismo e automobilismo. Além dele, o sambista e compositor de Na boca da noite, Paulo Vanzolini, é um notável zoólogo.


POR FRANCILENE OLIVEIRA


Fonte da imagem: Té la mà Maria - Reus


Fonte: revista da cultura - edição 41 - dezembro de 2010
UMA PUBLICAÇÃO DA LIVRARIA CULTURA

MARVEL MAX 51

# 51 (NOVEMBRO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Punisher (2004) 29-A
Comic Book by Max, Mar 2006

OS ESCRAVISTAS
PARTE 5
The Slavers, Part 5
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Koblish
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 8-A
Comic Book by Marvel, Nov 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

Hood 5-A
Comic Book by Max, Nov 2002

O SANGUE QUE VEM DAS PEDRAS
CAPÍTULO 5
The Hood: Blood From Stones, Chapter 5

O CAPUZ
Roteirista: Brian K. Vaughan
Desenhista: Kyle Hotz
Arte-finalista: Eric Powell
Colorista: Brian Haberlin, do Estúdio Avalon
Editor original: Tom Brevoort
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradutores: Jotapê Martins/FL
Letrista: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

O CAPUZ
criado por Vaughan e Hotz

Bullet Points 1-A
Comic Book by Marvel, Jan 2007

TIROS NA NOITE
STEVE ROGERS
Escrito por: J. Michael Straczynski
Ilustrado por: Tommy Lee Edwards
Editor original: Mark Paniccia
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

HOMEM-ARANHA, O HERÓI QUE JÁ NASCEU CANCELADO

Por Maurício Muniz


Um dos super-heróis mais famosos de todos os tempos surgiu em agosto de 1962, na revista Amazing Fantasy 15, uma antologia de terror, ficção e fantasia da Marvel. A diferença era que a publicação andava mal das pernas e seria cancelada após aquela edição. Lee viu aí a oportunidade de testar algo diferente. Como o Quarteto Fantástico e o Hulk já eram sucessos, o editor criou um novo tipo de herói: um adolescente que ganharia superpoderes após ser picado por uma aranha radioativa, mas enfrentaria os mesmos problemas de qualquer adolescente e, em suas aventuras, perderia quase tantas vezes quanto ganharia. Um azarado que veste uniforme e tenta fazer o melhor... mas ainda assim é um azarado.
A inspiração veio de O Aranha, um justiceiro dos pulps - livros baratos de aventura, mistério e ação - e herói da infância de Lee. No princípio, Martin Goodman não gostou da ideia de um adolescente que combatia o crime sem supervisão de um adulto e, ainda por cima, baseado num ser que as pessoas odiavam. Mas como a revista seria cancelada, a ideia foi aprovada.
A princípio, Lee queria que Jack Kirby cuidasse dos desenhos. Mas Kirby não teria alcançado o visual desejado por Lee para o herói. A missão foi passada para o artista regular de Amazing Fantasy, o reservado Steve Ditko, que realizou um trabalho excelente ao mostrar o jovem Peter Parker - e seu alter-ego mascarado - como um homem comum. A esperança era que o personagem, com sua origem trágica e a lição de que "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades", chamasse a atenção e se tornasse um sucesso. Ele só não imaginava quão grande isso seria.
Após Amazing Fantasy 15 ser lançada, chegaram à redação inúmeras cartas pedindo por mais aventuras daquele estranho herói. Mais importante: as vendas da edição foram extraordinárias. Logo Goodman e Lee chegaram à conclusão óbvia de que deveriam lançar uma revista regular do Aranha. O resto, como se diz, é história.

Amazing Fantasy (1962) 15-A
Comic Book by Marvel, Aug 1962


Fonte:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 14
JANEIRO/FEVEREIRO 2009
Pág. 28



Veja também:
HULK, O MONSTRO DE CORES CONFUSAS

MARVEL MAX 50

# 50 (OUTUBRO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Squadron Supreme: Hyperion vs Nighthawk 4-A
Comic Book by Marvel, Jun 2007

ESQUADRÃO SUPREMO
HIPERION VS FALCÃO NEGRO
Roteiro: Marc Guggenheim
Arte: Paul Gulacy
Cores: John Rauch
Editor original: Warren Simons
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 7-A
Comic Book by Marvel, Sep 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes



Hood 4-A
Comic Book by Max, Oct 2002

O SANGUE QUE VEM DAS PEDRAS
CAPÍTULO 4
The Hood: Blood From Stones, Chapter 4

O CAPUZ
Roteirista: Brian K. Vaughan
Desenhista: Kyle Hotz
Arte-finalista: Eric Powell
Colorista: Brian Haberlin, do Estúdio Avalon
Editor original: Tom Brevoort
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradutores: Jotapê Martins/FL
Letrista: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

O CAPUZ
criado por Vaughan e Hotz

Punisher (2004) 28-A
Comic Book by Max, Feb 2006

OS ESCRAVISTAS
PARTE 4
The Slavers, Part 4
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Koblish
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

HULK, O MONSTRO DE CORES CONFUSAS

Por Maurício Muniz


O sucesso do Coisa, que tornou-se o personagem favorito dos leitores, levou Stan Lee a imaginar um outro herói monstruoso e com força sobre-humana. Desta vez ele foi procurar inspiração na literatura fantástica. Lee disse que sempre tivera simpatia pelo Frankenstein, de Mary Shelley, a quem via mais como vítima do que vilão. E se esse monstro também tivesse uma identidade à qual revertesse, como em O Médico e o Monstro? Um personagem que unisse os dois atributos seria ideal para o tipo de herói que a Marvel queria lançar: o cientista Bruce Banner, exposto à explosão de uma Bomba Gama, transformava-se num ser poderoso que não ser poderoso que não conseguia controlar e desejava apenas ficar em paz, mas era obrigado a enfrentar aqueles incômodos "homenzinhos". Só faltava o nome. E esse veio quando Lee procurou um adjetivo para "bruto", "grande", "monstruoso" e esbarrou em "Hulk".
Lee queria que o personagem, quando transformado, tivesse uma cor acinzentada, para separá-lo ainda mais dos humanos normais. Mas, quando as primeiras provas da revista chegaram, ficou claro que a gráfica não chegou à tonalidade que o roteirista queria, deixando o monstro ora cinza, ora quase preto e verde esmeralda. Lee decidiu que era melhor fixar-se naquela cor e, em maio de 1962, o Hulk foi apresentado aos leitores como o gigante verde que todos conhecem e amam.

Incredible Hulk (1962) 1-A
Comic Book by Marvel, May 1962


Fonte:
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS # 14
JANEIRO/FEVEREIRO 2009
Pág. 27



Veja também:
NAMOR, O SENHOR DOS MARES

MARVEL MAX 49

# 49 (SETEMBRO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 6-A
Comic Book by Marvel, Aug 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

Punisher (2004) 27-A
Comic Book by Max, Jan 2006

OS ESCRAVISTAS
PARTE 3
The Slavers, Part 3
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Koblish
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

Hood 3-A
Comic Book by Max, Sep 2002

O SANGUE QUE VEM DAS PEDRAS
CAPÍTULO 3
The Hood: Blood From Stones, Chapter Three

O CAPUZ
Roteirista: Brian K. Vaughan
Desenhista: Kyle Hotz
Arte-finalista: Eric Powell
Colorista: Brian Haberlin, do Estúdio Avalon
Editor original: Tom Brevoort
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradutores: Jotapê Martins/FL
Letrista: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

O CAPUZ
criado por Vaughan e Hotz

Squadron Supreme: Hyperion vs Nighthawk 3-A
Comic Book by Marvel, May 2007

ESQUADRÃO SUPREMO
HIPERION VS FALCÃO NEGRO
Roteiro: Marc Guggenheim
Arte: Paul Gulacy
Cores: John Rauch
Editor original: Warren Simons
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

AL HARPER


O personagem fez uma única aparição, na edição 5 da revista Silver Surfer vol. 1 (1969), mas é considerado um dos maiores aliados que o herói já teve na Terra. O cientista Al Harper encontra o Surfista ferido após mais uma tentativa fracassada de romper a barreira cósmica e desenvolve um invento capaz de libertá-lo. Quando está prestes a sair da Terra, o Surfista encontra o vilão alienígena Estranho disposto a destruir o planeta com uma bomba. Ele desiste de sua fuga e enfrenta Estranho enquanto Harper tenta localizar o artefato. O cientista consegue desarmá-lo, mas um mecanismo de autodefesa presente na bomba tira sua vida. Em sua homenagem, o Surfista Prateado acende, no local onde Harper tombou, uma chama cósmica que nunca se apaga. A história tem um forte cunho social, uma vez que Harper era negro e se identificou com o preconceito sofrido pelo Surfista.

Silver Surfer (1968) 5-A
Comic Book by Marvel, Apr 1969


Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 15
março/abril de 2009
pág. 17

segunda-feira, 25 de abril de 2011

MARVEL MAX 48

# 48 (AGOSTO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Squadron Supreme: Hyperion vs Nighthawk 2-A
Comic Book by Marvel, Apr 2007

ESQUADRÃO SUPREMO
HIPERION VS FALCÃO NEGRO
Roteiro: Marc Guggenheim
Arte: Paul Gulacy
Cores: John Rauch
Editor original: Warren Simons
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

Hood 2-A
Comic Book by Max, Aug 2002

O SANGUE QUE VEM DAS PEDRAS
PARTE 2
The Hood: Blood From Stones, Chapter 2

O CAPUZ
Roteirista: Brian K. Vaughan
Desenhista: Kyle Hotz
Arte-finalista: Eric Powell
Colorista: Brian Haberlin, do Estúdio Avalon
Editor original: Tom Brevoort
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradutores: Jotapê Martins/FL
Letrista: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

O CAPUZ
criado por Vaughan e Hotz

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 5-A
Comic Book by Marvel, Jul 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

Punisher (2004) 26-A
Comic Book by Max, Dec 2005

OS ESCRAVISTAS
PARTE 2
The Slavers, Part 2
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Koblish
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Roberto Guedes

domingo, 24 de abril de 2011

Que profissões a Mulher-Maravilha já teve?

All Star Comics (1940) 12-A
Comic Book by DC, Aug 1942

Ela nunca foi "apenas" uma combatente do crime. Na revista All-Star Comics 12 - Vol. 1 (agosto de 1942), depois que a Sociedade da Justiça da América - a precursora da Liga - recusou seu ingresso na equipe, em virtude do machismo predominante na época, os super-heróis lhe ofereceram o cargo de secretária. E ela aceitou! Tempos depois, quando adotou a identidade secreta de Diana Prince, continuou na função, desta vez para o coronel Darnell, do exército americano.
E essas não foram as únicas vezes em que a princesa amazona teve de arregaçar as mangas para garantir o sustento. Nas primeiras aventuras, foi enfermeira. Anos depois, a heroína apareceu como agente secreta. E em 1993, em Wonder Woman 73, ela tentou mudar legalmente seu nome para Mulher-Maravilha, para conseguir um emprego numa lanchonete de fast food. Será que o salário na Liga da Justiça estava tão baixo?

Wonder Woman (1987) 73-A
Comic Book by DC, Apr 1993

Fonte:
MUNDO ESTRANHO APRESENTA: SUPER-HERÓIS - COLEÇÃO 100 RESPOSTAS
pág. 65

MARVEL MAX 47

# 47 (JULHO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Squadron Supreme: Hyperion vs Nighthawk 1-A
Comic Book by Marvel, Mar 2007

ESQUADRÃO SUPREMO
HIPERION VS FALCÃO NEGRO
Roteiro: Marc Guggenheim
Arte: Paul Gulacy
Cores: John Rauch
Editor original: Warren Simons
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Hood 1-A
Comic Book by Max, Jul 2002

O SANGUE QUE VEM DAS PEDRAS
CAPÍTULO 1
The Hood: Blood From Stones, Chapter 1

O CAPUZ
Roteiro: Brian K. Vaughan
Arte: Kyle Hotz
Arte-final: Eric Powell
Cores: Brian Haberlin, do Estúdio Avalon
Editor original: Tom Brevoort
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

O CAPUZ
criado por Vaughan e Hotz

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 4-A
Comic Book by Marvel, Jun 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução: Jotapê Martins
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Punisher (2004) 25-A
Comic Book by Max, Nov 2005


OS ESCRAVISTAS
PARTE 1
The Slavers, Part 1
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Koblish
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

ZARINA

Tia de Namor, é uma das muitas personagens introduzidas na série Namor, de 2003, centrada na adolescência do herói. Nessa versão, Zarina é irmã de Fen e mãe de Beemer, Bobo, Namorita, Byrrah e Dara. Enquanto Bobo era o melhor amigo de Namor, Beemer invejava o primo e era considerado pela mãe o verdadeiro herdeiro do trono. Por conta disso, Zarina e Beemer se aproveitaram da amizade de Namor com os seres da superfície para jogar a população da Atlântida contra ele. Beemer tentou inclusive destruir uma perfuradora de petróleo, provocando uma catástrofe em Atlântida. Descobertos, Beemer e Zarina foram mantidos sob custódia durante o êxodo dos atlantes para outra região.

Namor 11-A
Comic Book by Marvel, Mar 2004

Fonte:
Mundo dos SUPER-HERÓIS # 18
setembro/outubro de 2009
pág. 20

MARVEL MAX 46

# 46 (JUNHO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Ghost Rider (2005) 5-A
Comic Book by Marvel, Mar 2006

A ESTRADA PARA A DANAÇÃO
PARTE 5
"The Road to Damnation, Part 5 of 6"

MOTOQUEIRO FANTASMA
Roteiro: Garth Ennis
Arte: Clayton Crain
Editor original: Axel Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Ghost Rider (2005) 6-A
Comic Book by Marvel, Apr 2006

A ESTRADA PARA A DANAÇÃO
CONCLUSÃO
"The Road to Damnation, Part 6 of 6"

MOTOQUEIRO FANTASMA
Roteiro: Garth Ennis
Arte: Clayton Crain
Editor original: Axel Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 3-A
Comic Book by Marvel, May 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução: Jotapê Martins
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes


Punisher (2004) 24-A
Comic Book by Max, Oct 2005


A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
CONCLUSÃO
Up is Down and Black is White, Conclusion
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Hanna
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

sábado, 23 de abril de 2011

Big Mike

É o policial que acompanha Ana-Lucia como seu parceiro depois que ela volta à Polícia de Los Angeles. Para manter Ana-Lucia longe de problemas em seu primeiro dia, tenta evitar que ela atenda a uma chamada, sem sucesso. Eles acabam brigando quando ele a repreende por sacar a arma.

EPISÓDIO:
Collision.

Links:
Ana-Lucia Cortez;
Capitã Tereza Cortez.

MARVEL MAX 45

# 45 (MAIO/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Ghost Rider (2005) 4-A
Comic Book by Marvel, Feb 2006

A ESTRADA PARA A DANAÇÃO
PARTE 4
"The Road to Damnation, Part 4 of 6"

MOTOQUEIRO FANTASMA
Roteiro: Garth Ennis
Arte: Clayton Crain
Editor original: Axel Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 2-A
Comic Book by Marvel, Apr 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes


Marvel Zombies 5-A
Comic Book by Marvel, Jun 2006

ZUMBIS MARVEL
CONCLUSÃO
Roteiro: Robert Kirkman
Ilustração: Sean Phillips
Cores: June Chung
Editor original: Ralph Macchio
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes


Punisher (2004) 23-A
Comic Book by Max, Sep 2005


A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
PARTE 5
Up is Down and Black is White, Part Five
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Hanna
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

COMPLICAÇÃO DE NOMES

Teen Titans (1966) 4-A
Comic Book by DC, Aug 1966

Qual o motivo de traduções esdrúxulas de nomes de heróis? Caso de Ricardito (Speedy), Ajax (J'onn J'onzz), Joel Ciclone (Flash), Eléktron (Atom), Nuclear (Firestorm)...

A verdade é que há algumas décadas, antes da internet e da globalização, os jovens brasileiros tinha muito menos intimidade com a língua inglesa. Além disso, a idade média do leitor entre os anos 1960 e 1980 era menor, já que muitas crianças liam quadrinhos. Com esses dados em mãos, alguns tradutores optaram por nomes mais fáceis para a época, sendo que algumas dessas escolhas não foram nada felizes. É interessante que alguns personagens receberam traduções diferentes para cada mídia: o Eléktron e o Nuclear dos quadrinhos receberam o nome de Átomo e Tempestade na série televisiva Superamigos. Dito isso, pô, eu até curto Joel Ciclone, o nome dado a Jay Garrick, o primeiro Flash.

Fonte:
HOMEM CRONOLOGIA
MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #22
pág. 69

MARVEL MAX 44

# 44 (ABRIL/2007)
R$ 6,90
Panini Comics

Ghost Rider (2005) 3-A
Comic Book by Marvel, Jan 2006

A ESTRADA PARA A DANAÇÃO
PARTE 3
"The Road to Damnation, Part 3 of 6"

MOTOQUEIRO FANTASMA
Roteiro: Garth Ennis
Arte: Clayton Crain
Editor original: Axel Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes

Nextwave: Agents of H.A.T.E. 1-A
Comic Book by Marvel, Mar 2006

NOVA ONDA
Roteiro: Warren Ellis
Desenhista: Stuart Immonen
Arte-final: Wade von Grawbadger
Cores: Dave McCaig
Editor original: Nick Lowe
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução: Jotapê Martins
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes


Marvel Zombies 4-A
Comic Book by Marvel, May 2006

ZUMBIS MARVEL
PARTE 4 DE 5
Roteiro: Robert Kirkman
Ilustração: Sean Phillips
Cores: June Chung
Editor original: Ralph Macchio
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Jotapê Martins/FL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes


Punisher (2004) 22-A
Comic Book by Max, Aug 2005


A VOLTA DOS QUE NÃO FORAM
PARTE 4
Up is Down and Black is White, Part Four
JUSTICEIRO
Roteiro: Garth Ennis
Desenhos: Leandro Fernandez
Arte-final: Scott Hanna
Cores: Dan Brown
Editor original: Alex Alonso
Editor-chefe original: Joe Quesada
Tradução e adaptação: Caio Lopes/DVL
Letras: Gisele Tavares
Editor: Fernando Lopes